São Paulo participa de missão da Frente Nacional de Prefeitos na China

Secretaria Municipal de Relações Internacionais realiza agendas em Pequim, Xangai e Hangzhou a convite da FNP, com reuniões bilaterais, visitas técnicas e conferência sobre cidades inteligentes

A secretária-adjunta de Relações Internacionais, Ana Cristina Wanzeler, e o coordenador-geral de Relações Internacionais, Hugo Salomão, participaram de missão organizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) a Shangai e Hangzhou, além da capital chinesa, Pequim. Ambos também se reuniram com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (APEX) e com representantes do serviço diplomático brasileiro em território chinês, entre outras entidades.

Participaram da programação geral seis cidades brasileiras, incluindo os prefeitos de Campinas e São José dos Campos, em São Paulo, o prefeito de Aracajú e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, além de outros convidados da FNP. O prefeito Ricardo Nunes é vice-presidente da frente e assumiu a presidência interina da organização durante o período da missão internacional.

A programação incluiu compromissos na área da tecnologia e inovação, em especial a conferência e feira de inovação Huawei Connect, de 20 a 22 de setembro, em Xangai, com foco em soluções públicas para cidades inteligentes. Os encontros bilaterais tiveram como objetivo promover internacionalmente a capital paulista e mapear oportunidades de cooperação e investimentos junto a interlocutores relevantes, como a Prefeitura de Pequim, o embaixador brasileiro na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão, os escritórios da Apex em Pequim e Xangai, e a Dahua Technology.

“A relevância econômica global da China e a sua liderança no desenvolvimento tecnológico fazem com que seja de extrema importância para São Paulo aprofundar os laços de cooperação e aprendizado mútuo com os governos locais chineses”, explicou a secretária-adjunta Ana Cristina Wanzeler. “Já no que diz respeito à APEX e ao serviço diplomático brasileiro, foi muito positiva a receptividade para obtermos apoio institucional à estratégia de internacionalização política, comercial e cultural a ser desenvolvida pela capital paulista nos próximos anos, por meio de escritórios de representação.”

Para Hugo Salomão, as negociações em andamento com a Apex e embaixada do Brasil podem agilizar e baratear a implementação das representações de São Paulo na China, segunda maior economia do mundo e principal parceiro comercial do Brasil. “No ano que vem, Brasil e China comemoraram 50 anos do início das relações diplomáticas entre os dois países. São Paulo é cidade-amiga de Xangai desde 1988 e cidade-irmã de Pequim desde 1999”, diz Salomão. “O volume de investimento chinês em São Paulo tem crescido, com destaque para mobilidade e eletrificação. Agora, o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) planeja criar uma espécie de ‘Chinatown’ no centro da capital. O potencial de ampliação de negócios em São Paulo é bastante promissor.”

Os compromissos na China tiveram início dia 18 e seguiram até 23 de setembro, com encerramento na cidade de Hanghzou, onde a delegação da FNP se reuniu com dirigentes da Dahua Technology, empresa também da área de tecnologia e inovação. Multinacional com sede para o Brasil em São Paulo, a empresa é fabricante de “equipamentos-modelo" e soluções em smart cities (cidades-inteligentes) em áreas como saúde, educação, segurança, mobilidade, conectividade, sustentabilidade, gestão de riscos, entre outros.

As atividades na China estão inseridas no cumprimento da Meta 70 do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo (2021-2024), que preveem a realização de 150 ações de projeção internacional, posicionando a capital paulista como cidade global e sustentável, efetivas na prospecção de acordos de cooperação internacional. A programação também está alinhada ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, em especial, os ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17 - Parcerias e Meios de Implementação.

Após a visita à China, a equipe de SMRI seguiu para Seul, capital da Coreia do Sul, onde participou da assembleia geral da rede “World Smart Sustainable Cities Organization” – WeGO. A organização internacional, da qual São Paulo é uma das 50 cidades fundadoras, visa facilitar a cooperação entre governos locais para o desenvolvimento sustentável por meio de iniciativas de cidades inteligentes.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/whatsapp_image_2023-09-20_at_23_1697577220.10