Prefeitura de São Paulo participa de curso sobre governo digital na Coreia do Sul

A rede de cidades WeGo desenvolveu uma capacitação por meio do compartilhamento de conhecimento e acesso aberto na capital sul-coreana

De 24 a 28 de julho, a World Smart Sustainable Cities Organization (WeGO), em parceria com a National Information Society Agency (NIA), promoveram um treinamento presencial na cidade de Seoul (Coreia do Sul). Em representação à Prefeitura de São Paulo, a servidora da Secretaria da Casa Civil, assessora na Coordenadoria de Governo Aberto, Bianca Talarico, esteve presente para participar da capacitação sobre o conceito de Smart City e governo digital, onde apresentou também a plataforma inovadora de participação social da cidade de São Paulo, o Participe+.

A WeGo é uma rede de governos locais composta por membros que utilizam a tecnologia e processos inovadores para construir cidades sustentáveis. São Paulo faz parte do Comitê Executivo da rede e durante o treinamento pôde aprender sobre a experiência do país asiático, como líder em desenvolvimento tecnológico e governo digital no mundo.

No treinamento, foi possível acessar diferentes departamentos nacionais e locais em cidades que são consideradas inteligentes na Coreia - devido ao nível de integração que estas possuem, como: infraestrutura, tecnologia, sustentabilidade e digitalização. As aulas foram ministradas por diferentes especialistas que exploraram a temática. Algumas das pautas do curso foram: políticas do governo digital, sua história e desenvolvimento, casos de estudo sobre políticas de Smart City, como são implementadas as estratégias baseadas na institucionalização do tema no país e tendências de um governo digital.

‘’Foi extremamente interessante entender como o país desenvolve políticas públicas para melhorar a vida dos seus cidadãos através do uso de CCTVS (câmeras de monitoramento espalhadas pelas cidades), do refinamento e análise de dados e uso inteligente e prudente da Inteligência Artificial para entender as principais demandas e desafios vividos pela população sul-coreana, e achar maneiras de mitigar esses desafios de maneira ágil e eficiente. Aprendemos mais sobre o conceito Smart City pensando em como trazer estratégias que façam sentido para a nossa realidade na complexidade da cidade de São Paulo’’, comenta Bianca Talarico.

 

Treinamento anual para cidades membros da WeGo

Em 20 de julho, a rede, em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos de Seoul (SHRDC), também ministrou mais um treinamento anual, de forma online, para as cidades membros da WeGo. Os assessores técnicos da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), Igor Lacerda e Bernardo Torres, participaram do curso em representação à Prefeitura de São Paulo.

O curso deste ano focou em iniciativas de Cidades Inteligentes de Seoul; Big Data de Seoul para Transformação Digital Pós-COVID e Estudo de Caso de Política de Cidade Inteligente; Implementação de Política de Cidade Inteligente; Tendências Tecnológicas Recentes; e Aprimorando Cidades Inteligentes e Sustentáveis no Post-Era da Pandemia e da Transformação Digital.

O treinamento, que durou três semanas, contou com a presença de 36 especialistas de onze cidades. Os assessores de São Paulo participaram junto à representantes de AbuDhabi (Emirados Árabes Unidos); Abuja (Nigéria); Adis Abeba (Etiópia); Almaty (Cazaquistão); Baku (Azerbaijão); Bangkok (Tailândia); Bishkek (Quirguistão); Cuenca (Equador); Jacarta (Indonésia); e San Fernando La Union (Filipinas).