São Paulo recebe doação de itens hospitalares do Governo da Índia

A ação é resultado da articulação da equipe internacional da Prefeitura com o Consulado- Geral da Índia em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo recebeu uma doação de mais de 1.900 itens hospitalares do Governo da Índia na última terça (29). A ação foi viabilizada por meio da articulação da equipe internacional da Prefeitura com o Consulado-Geral da Índia em São Paulo. No total, foram recebidas 1.800 máscaras de uso hospitalar N-95, 50 galões de álcool em gel (4,3l cada), 75 protetores faciais (face shields) e 30 macacões hospitalares.

A cerimônia de entrega da doação foi realizada na manhã de terça-feira (29), na sede da Prefeitura, e contou com a participação do Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, e do Cônsul-Geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra. O evento também foi acompanhado pela Coordenadora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Elizabeth Carmelita Moura Affonso, o Vice-Cônsul da Índia em São Paulo, Naresh Sharma, e do Assistente Comercial do Consulado-Geral da Índia em São Paulo, Christiano Branco. Após a formalidade, os itens doados foram encaminhados para o Centro de Distribuição de Medicamentos e Correlatos (CDMEC), da Secretaria Municipal de Saúde.

Cooperação internacional

A diversidade étnica e cultural é uma característica que aproxima os dois países. Brasil e Índia atuam em fóruns internacionais como BRICS, o G4 e BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China, grupo formado para coordenação política na área de mudanças no clima). Nas relações comerciais, o país indiano e a cidade de São Paulo movimentaram US$ 358,5 milhões em 2018, de acordo com os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A capital paulista valoriza a cultura indiana. No ano passado, o Dia Internacional do Yoga (21 de junho) foi celebrado com um evento no Parque Ibirapuera, com a apresentação de dança tradicional e uma aula aberta de Yoga. O município conta com o Centro Cultural Swami Vivekananda, espaço vinculado ao Consulado-Geral da Índia em São Paulo, que busca preservar e promover as tradições da cultura indiana no Brasil.

Foto dos produtos doados. Em cima de uma mesa estão caixas com a Bandeira da Índia do Brasil; embaixo na mesa, estão os galões de álcool em gel e, ao lado dos galões, mais caixas de doações.


*Notícia publicada em 30/11/2020 em cumprimento à Lei eleitoral 9504/1997.