Prefeitura de São Paulo participa da 5ª Cúpula Global da OGP - Open Government Partnership (Parceria para Governo Aberto)

O OGP Global Summit aconteceu em Tbilisi, capital da Georgia

 De 17 a 19 de julho de 2018, a Prefeitura de São Paulo participou da 5ª Cúpula Global da OGP - Open Government Partnership (Parceria para Governo Aberto) em Tbilisi, Georgia. O evento reuniu representantes de 76 países e governos locais que participam da OGP, para compartilharem suas experiências em projetos de transparência, integridade, inovação e participação cidadã.

São Paulo é cidade pioneira da OGP desde 2016 e está em processo de criação do segundo Plano de Ação em Governo Aberto, que terá até 5 compromissos a serem implementados de 2018 a 2020. A Supervisão Para Assuntos de Governo Aberto, coordenada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) participou de todo o evento.

Integrantes do Fórum de Gestão Compartilhada da cidade de São Paulo também compareceram à Cúpula Global. Em 2018, o Fórum teve seu projeto de co-criação dos compromissos do Plano Municipal de Governo Aberto (2018-2020) selecionado para receber o “Trust Fund” da OGP. O Fórum reúne entidades da sociedade civil e governo e é instituído pelo Comitê Intersecretarial de Governo Aberto - CIGA SP.

Na Cúpula Global, Sérgio Avelleda, chefe de gabinete do Prefeito Bruno Covas, participou da mesa ‘OGP Trust Fund Launch: uma conversa sobre o suporte à co-criação e implementação de projetos’. Durante sua participação, expressou a importância da parceria com a OGP e do suporte proporcionado pelo Fundo.

Os projetos de governo aberto da Prefeitura de São Paulo foram comentados pelo Controlador Geral do Município de São Paulo, Gustavo Ungaro, durante a mesa ‘Governo Aberto a nível local: porque este é um ponto crucial?’. Na companhia de outros representantes de governos subnacionais, o Controlador Geral do Município acentuou a importância das cidades no processo de construção e implementação de governo aberto.

A agenda completa do OGP Global Summit e as informações sobre os participantes estão disponíveis no site da OGP. Acompanhe informações sobre o Fórum de Gestão Compartilhada e o Comitê Intersecretarial de Governo Aberto na aba da São Paulo Aberta.