São Paulo testa ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar

Cidade busca reduzir emissões de gases poluentes

O prefeito de São Paulo apresentou nesta terça-feira, dia 20, os três ônibus que participarão dos testes do novo diesel de cana-de-açúcar, que reduz de maneira significativa a emissão de poluentes na atmosfera. O lançamento ocorreu na garagem da Viação Santa Brígida, Zona Oeste da Cidade, e contou com as presenças do secretário municipal de Transportes e presidente da CET, e do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente. O novo combustível será testado no transporte público da Cidade durante seis meses.

"É mais uma iniciativa para melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, reduzindo a poluição do ar. Estamos agregando este novo combustível à matriz energética do transporte público, ampliando a utilização de combustível renovável da nossa frota", explicou o prefeito. A cidade tem buscado reduzir as emissões de gases poluentes. São Paulo sediará a quarta Cúpula de Prefeitos da Rede C40, que será realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2011. A rede C40, formada pelos prefeitos das 40 maiores cidades do mundo para o combate às mudanças climáticas, se reúne a cada dois anos.

O teste é uma parceria da SPTrans com a Amyris Brasil, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobrás Distribuidora e a Viação Santa Brígida. Durante um semestre, três veículos rodarão com 90% de diesel comercial (B5 S-50) com adição de 10% de diesel de cana, enquanto outros três ônibus circularão apenas com o combustível comum, para efeito de comparação.

"Se a mistura fosse aplicada em toda a frota, haveria uma diminuição de 5% de todo o material particulado e uma diminuição de 90% de emissão de gases de efeito estufa", esclareceu o secretário do Verde e do Meio Ambiente. Ele acrescentou que a adoção de novos combustíveis faz parte de um conjunto de iniciativas da administração municipal para combater o aquecimento global, que envolve ainda investimentos na ampliação da malha metroviária e revitalização das linhas de trólebus.

"A nossa intenção é até o final da gestão termos 14% do nosso combustível renovável, ou com etanol ou com diesel de cana-de-açúcar ou com biodiesel. Ainda no ano que vem pretendemos ter 200 ônibus movidos a etanol na Cidade", anunciou o prefeito de São Paulo.

Tecnologia avançada

O diesel a ser testado é produzido a partir da fermentação do caldo de cana. A ausência de enxofre na composição química do combustível também contribui para a redução da poluição. Por utilizar leveduras e fermentadores modificados, o produto possui propriedades semelhantes ao diesel fóssil. "É uma tecnologia bastante avançada porque possibilita que veículos a diesel funcionem com um derivado de cana-de-açúcar: é um combustível novo completamente sustentável movendo os motores já existentes nos ônibus de todas as empresas que operam na Cidade", afirmou o secretário de Transportes.

Os ônibus movidos a diesel de cana operarão nas linhas 917H Terminal Pirituba-Metrô Vila Mariana (dois veículos) e 958P Jardim Nardini-Itaim Bibi. Além dos veículos movidos a diesel de cana-de-açúcar, a SPTrans está testando, desde dezembro de 2009, um ônibus movido a álcool. O veículo está operando na linha 875H Terminal Lapa-Vila Mariana.

Desde janeiro de 2009, todos os veículos da frota da cidade de São Paulo são movidos a diesel S-50 mais 5% de biodiesel. Essa mistura é menos poluente que a vendida normalmente nos postos. São Paulo é o único município do País onde toda a frota de 15 mil veículos que atendem o transporte público roda com esse tipo de combustível.

Fonte: Secom