Encontro em Londres discute políticas de mobilidade urbana

São Paulo apresentou suas ações para melhorar o trânsito, como a implementação das ciclovias e a redução da velocidade máxima permitida em vias. A adoção dessas medidas são tendências globais

A revista inglesa Cities Today, especializada em políticas urbanas, reuniu 14 cidades e representantes de instituições privadas e ONGs para o evento Meeting 20 – 20, que discutiu o tema da mobilidade em Londres, no mês de julho.

O secretário adjunto de Transporte, José Evaldo Gonçalo, e professor da POLI (USP) Vidal Melo foram os representantes de São Paulo no encontro e destacaram as ações da Prefeitura na área, com a implementação de ciclovias, a criação do Mobilab, o investimento na ampliação das faixas e corredores de ônibus, a Operação Noturna de ônibus e a redução de velocidade máxima das vias para garantir mais equilíbrio entre carros, ciclistas e pedestres.

Além de São Paulo e Londres, estavam representantes de Amsterdã, Copenhague, Hangzhou, Guangzhou, Fukuoka, Barcelona, Dublin, Campinas e Londres. Os principais temas debatidos foram uso de bicicleta, sistemas de transporte inteligentes, parcerias público – privadas (PPP) e integração de transportes com o espaço público.

O Meeting 20–20 mostrou que as ações que vem sendo executadas por São Paulo também são adotadas em várias outras cidades e são tendências globais. Esta foi a primeira de uma série de reuniões internacionais organizada pela publicação.