SMRIF participa de cerimônia interreligiosa em homenagem a Nelson Mandela

Consulado da África do Sul realizou tributo para o Ex-Presidente sul-africano

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF) e o Secretário de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), Netinho de Paula, participaram no último dia 11 de ato interreligioso em memória ao ex-presidente Nelson Mandela. Organizado pelo Consulado-Geral da África do Sul e com o apoio da Arquidiocese de São Paulo, a cerimônia realizada na Catedral da Sé contou com a presença de membros das religiões cristã, judaica e islâmica.

Cônsules de diversos países prestaram homenagens: Muntari Abdu Kaita, Cônsul-Geral da Nigéria; Joaquim Augusto Mangueira, Cônsul-Geral de Angola; Godavarthi Venkata Srinivas, Cônsul-Geral da Índia; Samantha Carl-Yoder, Cônsul-Geral dos Estados Unidos e Enivah Mutsau, Ministra Conselheira do Zimbábue.

O Secretário Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial representou a Prefeitura de São Paulo no evento e relembrou, durante seu discurso, que Nelson Mandela recebeu o título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal de São Paulo em 1991.

Os discursos foram intercalados por apresentações do coral da Universidade Zumbi dos Palmares, sob regência do Maestro Michael Santiago.
Nelson Mandela era conhecido como “Madiba” na África do Sul foi um dos maiores líderes mundiais da luta pela liberdade e igualdade. A mensagem transmitida por Mandela ao mundo através de seu exemplo é de especial importância para a Cidade de São Paulo, cuja população negra representa 39,4% dos habitantes (IBGE, 2010).