Cai número de usuários de drogas da Cracolândia

Pesquisa revela queda após operação deflagrada pela Prefeitura de SP

O número de usuários de drogas da Cracolândia diminuiu mais de 70%, depois da implantação do Projeto Redenção pela Prefeitura de São Paulo em maio deste ano. Acesse a pesquisa aqui.

De acordo com o estudo Primeira Onda, o número de usuários de drogas que frequentavam a Cracolândia caiu de 1.861, em maio de 2017, para 414 pessoas em julho deste mesmo ano.

“Esse resultado demonstra que estamos no caminho certo”, diz o Secretário Especial de Relações Governamentais Milton Flávio.

Os dados são da pesquisa realizada com dependentes químicos, entre 24 a 31 de julho de 2017, por amostragem probabilística. A pesquisa foi solicitada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS) em parceria com o Programa das Nações Unidas (Pnud).

Melhores resultados

Os resultados revelam ainda que o acesso ao crack ficou 38,5% mais difícil e que a taxa de mulheres usuárias deste tipo de droga caiu de 34,5% para 16,9%, neste período. Revelou ainda que a maior parte dos dependentes da droga continua sendo pessoas do sexo masculino -71,8%. Já 11,3% são transgêneros.

Outro detalhe apontado é que a maioria dos entrevistados, 68% acredita ser capaz de largar o vício com a ajuda de um tratamento.

O trabalho seria uma das maiores motivações para o fim do vício para 80% dos entrevistados. Já 52% deles disseram que outra motivação seria o apoio da família. E, 42% deles informaram que ter uma residência fixa os ajudaria.

“As medidas adotadas pela Prefeitura valoriza a vida de cada um dos envolvidos neste trabalho e também do dependente. Estamos tentando aumentar o número de vagas para o tratamento prolongado e requalificar cada vez nossos profissionais”, finaliza o secretário.