Equipes de poda de árvores trabalham na região da Vila Prudente

Apenas técnicos da Prefeitura de São Paulo podem fazer o plantio ou a poda de árvores em áreas públicas

Numa cidade como São Paulo, em que a urbanização crescente está sempre em queda de braço com a arborização, o plantio e a poda de árvores no perímetro urbano merecem atenção especial. As equipes de poda e remoção de árvores da prefeitura regional trabalham diariamente para deixar a casa em ordem. Está semana (27), por exemplo, a rua Torquato Tasso e a Praça da Rua Manduruvá com Rua Arctotis (remoção Eucalipto) receberam os trabalhadores para aparar as árvores.
 

Para dona Dirce Volatti, moradora da região há 10 anos, o trabalho de poda de árvore é essencial para segurança da população.. “Acredito muito nessa nova gestão, os trabalhos feitos nas ruas do bairro tem deixado a cidade cada vez mais linda”, afirma dona Dirce.
 

Apenas técnicos da Prefeitura de São Paulo podem fazer o plantio ou a poda de árvores em áreas públicas. Todo cidadão tem direito de pedir por esse serviço.

Após a solicitação, um engenheiro agrônomo Prefeitura Regional verifica se a árvore está com alguma doença ou praga e, dependendo da avaliação, solicita a poda ou o corte da planta.

Há quatro tipos de poda, de acordo com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que são: de formação, que visa à dar forma adequada à árvore durante seu desenvolvimento; de limpeza, para eliminar ramos doentes, praguejados ou danificados; de emergência, para retirar galhos que colocam em risco a segurança das pessoas; e de adequação, para adequar o desenvolvimento da árvore ao espaços, edificações ou equipamentos urbanos.
 

O pedido pode ser feito pelo telefone 156, pelo site da Prefeitura de São Paulo http://capital.sp.gov.br/ ou na Praça de Atendimento da Prefeitura Regional.