Prefeitura Regional Vila Prudente no combate a pontos viciados

Na cidade de São Paulo, a lei proíbe a deposição de lixo em vias e logradouros públicos

Já viu algum lugar em que depois que o caminhão de coleta de lixo passa, minutos depois já tem sacos com lixo, entulhos, móveis velhos e, até pneus de carros? Estes são os famosos pontos viciados em que toda hora está cheio de detrito.
 

A rua São Raimundo, próximo à Rua Luiz Alardo de Menezes, no bairro da Vila Califórnia, distrito de Vila Prudente, é um desses casos. Quem passa por lá, percebe o aglomerado de sobras, madeiras, pneus, entre outros depositados no local.
 

Para combater esse problema, a Prefeitura Regional Vila Prudente faz uma força tarefa: limpeza nos pontos de descarte irregular periodicamente, operação cata-bagulho semanalmente, além de obter dois Ecopontos na região. Mas, os moradores insistem em jogar lixo em local inadequado.
 

O acúmulo de lixos em terrenos ou armazenados de modo inapropriado podem gerar a proliferação de pragas e a reprodução dos mosquitos da dengue, leishmaniose, febre amarela, influenza, colocando em risco a saúde pública.
Na cidade de São Paulo, a lei proíbe a deposição de lixo em vias e logradouros públicos e permite que cada imóvel gerador encaminhe o máximo de 50 kg de entulho por dia para ser recolhido pela Prefeitura por meio da coleta domiciliar convencional, desde que os resíduos estejam devidamente acondicionados.
 

Outra opção é o descarte nos Ecopontos: 1m3 de material por pessoa (equivalente a cerca de 25% do volume de uma caçamba ou a uma caixa d’água de mil litros). O serviço está disponível de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h (informações: 0800 7777 156).
 

Vamos colaborar para uma cidade linda. Consulte também o ecoponto mais próximo de sua região. Na cidade de São Paulo você pode consultar os endereços neste site:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626

Serviço – Ecopontos Vila Prudente:
Anhaia Melo – Rua da Prece, 296
São Lucas – Rua Florêncio Sanches, 307