Assinado termo para o prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô até Cidade Tiradentes

As obras já foram iniciadas e devem ser concluídas até 2014

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado assinaram na manhã desta segunda-feira (27) o contrato para a implantação do Metrô Leve entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, no prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô. O evento que marcou a concretização do termo ocorreu no CEU Água Azul, na Cidade Tiradentes.

A extensão da Linha 2-Verde reduzirá o tempo de viagem entre o extremo da Zona Leste da Capital e a região central - estima-se que o trajeto que hoje é feito em cerca de 2 horas será diminuído para 50 minutos. A previsão é que sejam atendidos cerca de 500 mil usuários/dia no trecho Vila Prudente-Cidade Tiradentes.

As obras ficarão a cargo do Consórcio Expresso Monotrilho Leste, formado pelas construtoras Queiroz Galvão S/A e OAS Ltda, além da Bombardier Transportation Brasil Ltda e Bombardier Transit Corporation. O grupo venceu a licitação ao apresentar uma proposta no valor de R$ 2,46 bilhões para construção de vias, fornecimento de sistema e trens. Os investimentos na implantação da nova linha terão recursos provenientes da Prefeitura (R$ 1 bilhão) e do Estado (R$ 1,46 bilhão).

O prolongamento da Linha 2-Verde

O programa para o prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô está em andamento. As obras civis do trecho que compreende as estações Vila Prudente e Oratório já foram iniciadas. As fundações da futura estação Vila Prudente, que se integrará à estação homônima da Linha 2-Verde, também estão em execução. Além disso, estão sendo implantados os pilares das estruturas elevadas ao longo do canteiro central da Avenida Luiz Ignácio Anhaia Mello, por onde circularão os trens.

Até 2012, entrará em operação o trecho entre Vila Prudente e Parque São Lucas, passando por Oratório. Em 2014, o Metrô Leve chegará na Cidade Tiradentes. Quando finalizada, a linha terá 24,5 km de extensão e 17 estações: Vila Prudente, Oratório, Parque São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Erico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.

O Metrô Leve

O Metrô Leve é uma tecnologia pioneira no Brasil. Construído em elevado, evitará muitas desapropriações, tornando a implantação do projeto mais rápida e econômica. Além disso, por estar inserido no eixo das avenidas, não provocará interferência no sistema viário. O Metrô Leve é amigável ao meio ambiente, pois não emite gases e tem baixo nível de ruído.

Neste sistema de transporte, a composição funciona com tração elétrica e corre sobre pneus em uma viga, circulando em via elevada entre 12 e 15 metros de altura, dependendo do trecho.

Acordo entre o Estado, BIRD e BID

Foram firmados seis contratos com o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD) e um com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor total é de US$ 1,37 bilhão (cerca de R$ 2,3 bilhões). Os recursos serão utilizados na aquisição de 26 novos trens para a Linha 5-Lilás do Metrô e de 15 trens para Linha 4-Amarela.

Além dos investimentos no metrô, os recursos serão usados na recuperação de estradas vicinais, em projetos de saneamento como o Reágua, no sistema de microbacias e no aprimoramento da administração fiscal do Estado. Os valores serão somados a outros US$ 3,15 bilhões (por volta de R$ 5,3 bilhões) vindos do Tesouro Estadual, de empresas concessionárias e de outras instituições públicas e privadas. No último sábado (25), a Prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial do Município a transferência de R$ 455 milhões para investimentos nas obras de ampliação do Metrô. Com este repasse, os investimentos da Prefeitura no Metrô já somam R$ 1 bilhão desde 2005.