Conviventes do CTA Vila Mariana aplicam mosaico na Prefeitura Regional

Local também ganhou um coletor ambiental, que recicla bitucas de cigarro

Os bancos do estacionamento da Prefeitura Regional Vila Mariana ganharam aplicação de mosaico nesta sexta-feira. O trabalho foi realizado por três conviventes do CTA (Centro Temporário de Acolhimento) da Vila Mariana, inaugurado no mês passado.

Alexandre, Danillo e André estão tendo aulas de mosaico há cerca de um mês por meio do Projeto Solidariedade com Arte e criaram os desenhos aplicados na prefeitura regional. “Quando o centro foi inaugurado, o secretário Claudio Carvalho (Investimento Social) nos pediu para organizar um curso para os acolhidos. Atualmente, temos 35 alunos sendo capacitados no CTA da Vila Mariana e vamos estender o projeto para outros CTAs. Até criamos um nome: Pastilhas do Bem”, conta a professora Marcela Munhoz, criadora do projeto. O objetivo do curso é capacitar os conviventes para que eles possam voltar ao mercado de trabalho ou, até, se tornar um empreendedor nessa área.

"É muito bom para ocupar a cabeça. É uma terapia. Ficar na rua sem fazer nada, já sabe, né? Não é muito bom", disse Alexandre, que é acolhido pelo serviço social da prefeitura há alguns meses. “Antes de vir para esse CTA, eu ficava em outro local da prefeitura, mas só tinha vaga para dormir. Durante o dia, não tinha atividade. Agora eu prefiro passar o dia todo no centro, ocupando a cabeça.”

RECICLAGEM
No mesmo local, foi instalado um coletor de cigarros, no qual as bitucas descartadas são recicladas e retornam ao meio ambiente sem agredi-lo. A empresa Coletor Ambiental doou à prefeitura regional o equipamento e a manutenção. A cada 15 dias, eles higienizam o cinzeiro, recolhem as bitucas e encaminham para cooperativas de reciclagem que transformam os restos do cigarro em revestimento vegetal para o solo.