Praça Anapopis ganha calçada e 32 mudas de árvores no terceiro ‘Bairro Lindo’

Mutirão de zeladoria com a participação dos munícipes no último sábado (15) também arrecadou roupas para a Campanha do Agasalho

A terceira ação do programa de zeladoria "Faça Seu Bairro Lindo" no âmbito da Prefeitura Regional Vila Mariana, no último sábado (15), realizou o plantio de 32 mudas de árvores, dezenas de orquídeas e fez a poda de outras 18 unidades na Praça Anapopis e Av. Engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi. A praça também ganhou uma nova calçada e uma ATI (Academia da Terceira Idade). Foram realizados, ainda, o corte da grama, lavagem, pintura das guias, tapa-buraco, reformas na mureta de arrimo e na escada hidráulica (veja mais abaixo). A Ilume foi oficializada para melhorar a iluminação do local.

O prefeito regional Benê Mascarenhas levou a caixa de coleta da Campanha do Agasalho 2017 para a praça e conseguiu arrecadar roupas, sapatos e cobertores que serão doados.

Desta vez, tivemos como parceiros na realização das atividades e no café da manhã comunitário a barraca do Seu Vicente (da feira da Sangirardi), a Bela Sophia Bolo e Brigadeiro, o Colégio Oshiman (que cedeu a cozinha, o banheiro, a energia e alguns funcionários), o Compra Fácil Supermercado, a Fortaleza (marca do grupo Bostik), a Magic Entretenimento, a Padaria Cruz de Aviz, a Qualatex (bexigas) e a Signorina Bolos da Vovó. A Fortaleza sorteou uma bicicleta durante o mutirão.

Lançado em maio pelo prefeito João Doria, o “Bairro Lindo” realiza intervenções em toda a cidade com o auxílio de voluntários e equipamentos cedidos pelas prefeituras regionais. A ideia do programa surgiu após a população mostrar interesse por participar do “SP Cidade Linda”, que acontece semanalmente em uma região diferente. Com a nova iniciativa, o cidadão pode participar das ações em seu próprio bairro. As praças Professor Américo Portugal Gouveia, no bairro da Saúde, e Santíssimo Sacramento, no Paraíso, já foram beneficiadas.

Na Prefeitura Regional Vila Mariana, mutirões com essa característica já estavam sendo realizados desde o começo da gestão. As praças Povo Húngaro e Rosa Alves da Silva, ambas na Vila Mariana, Giordano Bruno e Kant, na Chácara Klabin, Nossa Senhora Aparecida, em Moema, Coronel Fernandes Lima, no Jardim Novo Mundo, Julio Cesar Vanini, no Jardim da Glória, e Professor Mário Autuori, na Vila Monte Alegre, passaram por ações nesses moldes com o engajamento dos moradores da região, inclusive crianças.

Total dos serviços realizados no mutirão na Praça Anapopis e Av. Engenheiro Luís Gomes Cardim Sangirardi:

Poda de árvores: 18
Mureta reformada: 21 m²
Mureta nova: 22 m²
Grama nova: 130 m²
Grama cortada: 7330 m²
Calçada nova: 22 m²
Calçada reformada: 37,2 m²
Escada hidráulica: 5,6 m²
Área construída para ATI: 11,97 m²
ATIs novos: 5 estações
Nivelamento de terreno: 130 m²
Aplicação de material composto, adubado e específico para plantio: 20 m³
Base de pó de freza para construção de passeio: 22 m²
Capina e pintura de guias (entorno): 23.768 m
Pintura do entorno e praça: 480 m²
Limpeza de boca de lobo: 438
Postes raspados/pintados: 646
Cartazes retirados: 261
Faixas retiradas: 1

Plantio de mudas
Coqueiro anão: 6
Grumixama: 5
Ipê Amarelo: 6
Uvalha: 5
Mirindiba: 2
Peroba Rosa: 2
Cereja do Rio Grande: 5
Paineira: 1
TOTAL: 32

Clique aqui e veja fotos

Faça Seu Bairro Lindo
O programa conta com o auxílio de voluntários e equipamentos cedidos pelo município para a realização de mutirões de zeladoria. Todos os meses, 32 pontos da cidade - um por prefeitura regional - passarão por intervenções do novo programa. A ação será desenvolvida, prioritariamente, por voluntários e contará com serviços como raspagem de lambe-lambes, pintura de guia e varrição. As respectivas prefeituras regionais disponibilizarão equipamentos e materiais necessários para os trabalhos de zeladoria.

O objetivo é que, até o final do ano, os 96 distritos sejam envolvidos no projeto. Para incentivar ainda mais a participação da sociedade, a Secretaria de Prefeituras Regionais criou o concurso “Bairro Lindo do mês”. O vencedor será escolhido por uma comissão que analisará três critérios: efetividade (se de fato o trabalho de zeladoria foi realizado), engajamento (número de pessoas da comunidade que participou) e abrangência (tamanho do local revitalizado).

Para participar do “Faça Seu Bairro Lindo”, basta entrar em contato com a prefeitura regional responsável pela região interessada. As datas são organizadas em diálogo com os grupos de voluntários.