Conheça a área de abrangência da Subprefeitura Vila Mariana

Fazemos divisa com as Subprefeituras Sé, Pinheiros, Santo Amaro, Jabaquara e Ipiranga. Saiba quais são as nossas responsabilidades

Desde 2002, com a aprovação da lei 13.399, a cidade de São Paulo tem 32 pequenos "municípios" distribuídos pelo seu território, administrados pelas Subprefeituras. Elas têm o papel de receber pedidos e reclamações da população, solucionar os problemas apontados, preocupar-se com a educação, saúde e cultura de cada região, tentando sempre promover atividades para a população.

As Subprefeituras mantém a representação do poder público municipal na área geográfica sob sua jurisdição e fiscaliza o cumprimento das leis, regulamentos, normas e posturas municipais, notadamente em relação ao uso e à ocupação do solo; fiscaliza obras e edificações residenciais, instalações de comércio e de serviços de pequeno porte (de até 1.500m²); e conserva as áreas públicas ajardinadas (praças e canteiros). Nessa nova gestão, passam a compor a Secretaria Municipal das Subprefeituras as atribuições do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), do Departamento de Iluminação Pública (Ilume) e do Serviço Funerário.

Responsabilidades das Subprefeituras:
> fiscalizar o cumprimento das leis, regulamentos, normas e posturas municipais, notadamente em relação ao uso e à ocupação do solo;
> fiscalizar obras e edificações residenciais, instalações de comércio e de serviços de pequeno porte (de até 1.500m²);
> conservar as áreas públicas ajardinadas (praças e canteiros);
> executar ou contratar pequenas obras e serviços públicos de manutenção de logradouros, fazer seu acompanhamento e fiscalização;
> serviços de zeladoria - limpeza, manutenção e conservação do sistema de drenagem (bocas de lobo, ramais, galerias, córregos e piscinões).

A Subprefeitura Vila Mariana, da qual fazem parte os distritos da Vila Mariana, Moema e Saúde, é uma das 32 Subs da cidade e abrange o seguinte território:

Começa no cruzamento da AV. BRIGADEIRO LUIS ANTONIO com a AV. PAULISTA, segue por esta, exclusive, RUA BERNARDINO DE CAMPOS, inclusive, RUA DO PARAÍSO, inclusive, RUA TOPÁZIO, inclusive, RUA BATISTA CEPELOS, exclusive, RUA JOSÉ DO PATROCÍNIO, inclusive, RUA XIMBÓ, exclusive, RUA CORONEL DIOGO, inclusive, AV. DR. RICARDO JAFET, inclusive, AV. PROF. ABRAÃO DE MORAES, inclusive, até o VIADUTO MINISTRO ALIOMAR BALEEIRO, inclusive, AV. AFONSO D`ESCRAGNOLLE TAUNAY, inclusive, RUA e VIADUTO ARAPUÃ, inclusive, acesso da AV. DOS BANDEIRANTES à AV. PEDRO BUENO, inclusive, AV. DOS BANDEIRANTES, inclusive, esquerda no limite do Aeroporto de Congonhas, até a AV. DOS BANDEIRANTES, inclusive, AV. DOS BANDEIRANTES, inclusive, até o VIADUTO JOÃO JULIÃO DA COSTA AGUIAR, exclusive, segue pela AV. DOS BANDEIRANTES, exclusive, até o VIADUTO SANTO AMARO, exclusive, AV. SANTO AMARO, exclusive, até fechar o limite.

*inclusive = faz parte da Sub Vila Mariana
*exclusive = não faz parte da Sub Vila Mariana

Área 26,5 Km2
População de 337 mil habitantes

Ruas: 400 km de ruas pavimentadas
Praças e áreas verdes: cerca de 205
Calçadas: 1.000 km
Árvores: 65 mil (só nas vias públicas, são cerca de 40 mil)
Áreas ajardinadas: 800 mil m2

12 estações de Metrô
Linha Azul: Paraíso, Ana Rosa, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde e São Judas
Linha Verde: Brigadeiro, Chácara Klabin
Linha Lilás: Eucaliptos, Moema, AACD Servidor, Hospital São Paulo

A Sub Vila Mariana faz divisa com as Subprefeituras , Pinheiros, Santo Amaro, Jabaquara e Ipiranga

Para saber mais sobre a sua região, acesse:
http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br
Clicar em “limites administrativos” > Subprefeituras
Do lado esquerdo, clicar em “pesquisar” > endereço > localizar