Prefeitura Regional Vila Mariana fará tomografia em árvores na região do Ibirapuera

Avenida República do Líbano também terá ações de zeladoria nos moldes do programa Cidade Linda, da Prefeitura de São Paulo

Nesta terça-feira, dia 31, a Prefeitura Regional Vila Mariana vai checar, por meio de tomografias, a fitossanidade de 40 árvores localizadas ao longo da Avenida República do Líbano, na região do Ibirapuera, a partir da esquina com a Praça Dia do Senhor. Essa tecnologia será utilizada pela primeira vez na cidade com o equipamento Arboradix, oferecido gratuitamente pela empresa AMG Ecologia Aplicada - essa ação não terá custo algum para o município. A tomografia mostra o tamanho e a posição de possíveis lesões nas árvores, analisa as raízes e permite também a localização precisa dos defeitos com um método pouco invasivo (apenas uma parte da sonda é inserida na madeira).

Os resultados de tomografia são mostrados no monitor do notebook na hora. As regiões fracas e as áreas com menores espessuras de paredes residuais das árvores são detectadas com o auxílio dos sensores. Com base nessas informações, a empresa emite um laudo para cada indivíduo arbóreo com a recomendação do que deve ser feito: remoção/substituição, poda, adubação etc.

A capital paulista já registra o terceiro mês de janeiro mais chuvoso desde 1995, de acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo. Com um índice pluviométrico de 360,4mm – 40,4% acima da média esperada pelo CGE –, o período só fica atrás dos janeiros de 2010 (464,9mm) e de 2011 (412,5mm). Entre a última quinta e sexta-feira, o Sistema de Ocorrências Críticas (SGOC), do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), registrou 132 quedas de árvores das 670 mil mapeadas no viário. As regiões das Prefeituras Regionais da Sé (28), Vila Mariana (15) e Pinheiros (12) foram as mais atingidas.

A tomografia é uma importante ferramenta para evitar a queda das árvores na cidade, que causam transtorno e, por vezes, prejuízos aos cidadãos.
Mais cedo, a partir das 8h, também serão feitas ações de zeladoria na Avenida República do Líbano, começando pela esquina com a Avenida Ibirapuera. Equipes de manutenção vão fazer a varrição dos passeios, capinação, pintura de postes, guias e da mureta do Parque Ibirapuera, corte de grama, plantio de árvores, limpeza de galerias e a operação tapa buraco. Também haverá a lavagem do Monumento às Bandeiras, na Praça Armando de Sales Oliveira. As calçadas da região serão fiscalizadas e os proprietários dos imóveis cujos passeios estiverem em desacordo com a lei serão notificados e terão 30 dias para se adequarem.

DATA: 31 de janeiro de 2017
HORA e LOCAL: ações de zeladoria a partir das 8h, na esquina da Avenida Ibirapuera com a Avenida República do Líbano. Tomografias das árvores a partir das 15h, na esquina da Praça do Dia Senhor.