19/06/2017 10h58

Share

Mutirão Mário Covas recupera calçadas na Vila Mariana

24ª edição do programa realizou serviços no entorno da EMEI Oswaldo Cruz

O entorno da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Oswaldo Cruz, na Vila Mariana, recebeu neste domingo (18) a 24ª edição do programa Calçada Nova - Mutirão Mário Covas. O passeio recebeu acessibilidade nas esquinas e foi desimpermeabilizado, ou seja, parte da calçada ganhou uma área verde com grama. No total, foram recuperados 352 m² de calçada entre a Rua Embuaçu e a Avenida Doutor Ricardo Jafet. É a primeira ação do programa na região da Vila Mariana, que tem como objetivo ampliar a acessibilidade de espaços públicos e tornar a circulação de pedestres mais segura e mais confortável. No total, cerca de 40 profissionais da Prefeitura Regional participaram dos trabalhos.

“A calçada muitas vezes foi deixada como um questão secundária, mas é importante para que a gente possa dar mobilidade, acessibilidade e oportunidade para o pedestre. Um terço dos deslocamentos na cidade de São Paulo é feito por pedestres e nós temos o compromisso de ampliar isso em 10% ao final de quatro anos, e por isso temos que melhorar todas as calçadas da cidade”, disse o prefeito em exercício, Bruno Covas.

“A Prefeitura Regional Vila Mariana tem agido com rigor na fiscalização dos passeios e no cumprimento da Lei das Calçadas, que é uma obrigação do munícipe. Para este mutirão, escolhemos esse local porque ele abrange a escola infantil municipal e também uma UBS que é referência na região. Também estamos valorizando, na Vila Mariana, a construção de calçadas permeáveis, com espaços para área verde”, explica Benê Mascarenhas, prefeito regional de Vila Mariana.

O mutirão realizou, ainda, a poda de 18 árvores, a limpeza de oito bocas de lobo, pintou 200 m de guia e plantou um Ipê Amarelo na calçada e dois Ipês na área interna da escola.

Calçada Nova – Mutirão Mário Covas

Semanalmente, o mutirão realiza um conjunto de ações que partem da periferia em direção ao Centro da cidade, como operação cata-bagulho, conservação de áreas verdes e trabalho de conscientização da população local sobre horários da coleta de lixo.

Além da Vila Mariana, o Programa Calçada Nova – Mutirão Mário Covas já passou pelos bairros da Penha, Vila Nova Cachoeirinha, Sapopemba, Itaquera, M’ Boi Mirim, São Mateus, Interlagos, Vila Albertina, São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo, Vila Prudente, Lapa, Freguesia do Ó, Parelheiros, Perus, Cidade Tiradentes, Pirituba, Cidade Ademar, Aricanduva, Itaim Paulista, Vila Maria, Largo Piraporinha e Raposo Tavares.

Antes e depois