Mutirão no Jardim da Glória poda 134 árvores e recolhe 7 toneladas de resíduos

Zeladoria na Praça Júlio César Vanini no último sábado contou com a participação de moradores da região

A sétima ação de zeladoria com a participação da comunidade local realizada no último sábado (13) na Praça Júlio César Vanini, Jardim da Glória, realizou a poda de 134 árvores, a capinação de 2.430 metros, cortou 6.000 m² de grama, fez a pintura de 2.430 metros de guias e 120 metros de muretas e da quadra. No total, foram recolhidos 7.060 kg de resíduos do local (entre lixo e folhas). Dezenas de moradores da região ajudaram no mutirão. A padaria Cruz de Aviz e o supermercado Compra Fácil contribuíram com pães, bolos, frios e refrigerante para o café da manhã de todos. E as lojas de material de construção Dedetam e Ayello cederam a tinta para a pintura da quadra de esportes.

Este mês, a Prefeitura de São Paulo lançou o programa Faça Seu Bairro Lindo, com o objetivo de incentivar a participação dos munícipes na zeladoria da cidade. A primeira ação do programa na região aconteceu no dia 6 de maio na Praça Professor Américo Portugal Gouveia, no bairro da Saúde. Porém, mutirões com essa característica já estavam sendo realizados no âmbito da Prefeitura Regional Vila Mariana. As praças Povo Húngaro e Rosa Alves da Silva, ambas na Vila Mariana, Giordano Bruno e Kant, na Chácara Klabin, Nossa Senhora Aparecida, em Moema, Praça Coronel Fernandes Lima, no Jardim Novo Mundo, receberam ações de zeladoria com a participação dos munícipes. “Percebemos o interesse das pessoas em querer cuidar do seu bairro, da praça da sua rua, e decidimos envolvê-las nas ações de zeladoria. Para isso, escolhemos uma praça, que é um local seguro para os munícipes, e programamos os serviços aos sábados, para que todos possam participar”, destaca o prefeito regional da Vila Mariana, Benê Mascarenhas.

Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Prefeituras Regionais, Bruno Covas, a ideia do projeto “Faça Seu Bairro Lindo” surgiu após a população mostrar interesse por participar do SP Cidade Linda, que acontece semanalmente em uma região diferente. Todos os meses, 32 pontos da cidade - um por prefeitura regional - passarão por intervenções do novo programa. O objetivo é que, nos próximos meses, os 96 distritos sejam envolvidos no projeto. Para incentivar ainda mais a participação da sociedade, a Secretaria de Prefeituras Regionais criou o concurso “Bairro Lindo do mês”. O vencedor será escolhido por uma comissão que analisará três critérios: efetividade (se de fato o trabalho de zeladoria foi realizado), engajamento (número de pessoas da comunidade que participou) e abrangência (tamanho do local revitalizado).

Quem quiser participar do “Faça Seu Bairro Lindo”, basta entrar em contato com a Prefeitura Regional responsável pela região interessada. As datas são organizadas em diálogo com os grupos de voluntários. Na Prefeitura Regional Vila Mariana, o munícipe pode enviar um email para vilamariana@prefeitura.sp.gov.br e sugerir a próxima praça contemplada pelo programa.

Clique aqui e veja fotos