Prefeitura Regional começa a instalar avisos contra lixo irregular

Primeiro local a receber as placas foi um ponto de descarte irregular no Jardim Japão

Pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho que forem revitalizados na região da Prefeitura Regional de Vila Maria/Vila Guilherme receberão placas com avisos de que é proibido depositar resíduos naquele local. As placas têm aviso de multa e apreensão em caso de descarte irregular de resíduos e trazem os endereços dos ecopontos mais próximos.

O primeiro local a receber a placa foi uma praça na av. Sargento Miguel de Souza Filho, próximo ao CEI (Centro de Educação Infantil) Carolina Maria de Jesus, no Jardim Japão, no acesso à rodovia Presidente Dutra. A área foi revitalizada nesta quarta-feira (8 de agosto) em uma ação da Prefeitura Regional de Vila Maria/Vila Guilherme com apoio do Consórcio Trevo Ambiental, responsável pelos serviços de zeladoria na região.

Na ação, 300 munícipes foram conscientizados sobre a importância do descarte correto de resíduos, endereços de ecopontos e sobre a importância da ação para a região. O trabalho foi conduzido pela Equipe de Conscientização Ambiental do Consórcio Trevo Ambiental.

A área que foi revitalizada é um dos inúmeros “pontos viciados”, como são chamados os locais onde moradores descartam irregularmente seus resíduos, existentes na cidade de São Paulo. A retirada dos materiais nesses locais é feita periodicamente, mas a participação da população é fundamental, evitando e denunciando o descarte irregular. Descartar lixo em local proibido pode gerar multas de até R$ 17.330,88, além de apreensão do veículo que for usado para a prática.

As placas com o aviso de que é proibido descartar lixo contêm o endereço dos três ecopontos que funcionam na área da prefeitura regional. Nos ecopontos, qualquer morador tem direito de depositar até 1 metro cúbico de resíduos por dia: resíduos recicláveis, entulhos e restos de construção, madeiras, móveis velhos, podas entre outros. Não é permitido o descarte de lixo orgânico, telhas de amianto, gesso, óleo, solventes, tintas, lâmpadas, baterias e eletroeletrônicos.

Ecopontos na área da Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme:
Ecoponto Vila Sabrina - Av. do Poeta, 931
Ecoponto Vila Guilherme - Rua José Bernardo Pinto, 1480
Ecoponto Vila Maria - Rua Curuçá, 1700