Vila Maria e Vila Guilherme celebram dia 13 de Maio

Eventos em memória da libertação dos escravos apresentam a contribuição valorosa do negro aos esportes e a cultura do Brasil

A Prefeitura Regional Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros, por meio de suas Supervisões de Esporte e Cultura realiza nos dias 12 e 13 de maio dois eventos que abordam a trajetória e a importância do negro no esporte, na cultura e arte de nossa sociedade.

“Da Comunidade para o Mundo – O Negro nos Esportes no Brasil” é um ato em memória a libertação dos escravos e tem o objetivo de chamar a todos para reflexão. O evento acontece no dia 12/05, às 14h, na Biblioteca Álvares de Azevedo, localizada na Praça J.J da Nova – Vila Maria Alta, e no dia 13/05, das 13h às 18h, na Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão, localizada na Praça Oscar Silva 110.

No primeiro dia de eventos, (12/05), a Biblioteca recebe uma exposição de fotos que apresenta imagens da participação do negro no esporte, porém, a proposta é ir além das imagens e demonstrar que, embora geralmente tenham sua imagem associada ao futebol, pela lembrança de ídolos como Pelé, Garrinhcha entre outros, a participação dos negros brasileiros vai muito além do futebol. Existem uma infinidade de exemplos a serem seguidos, e suas conquistas corroboram para a consolidação das práticas esportivas, bem como, apresentam o dedicado e vitorioso trabalho dos negros no esporte.

Além da exposição de fotos que jogam luz na construção e evolução dos esportes nacionais através do talento dos negros, a programação conta com o Coral Oficina Arte e Cultura do Maestro Roberto Mendes Barbosa; exercícios físicos com a equipe do “Agita Galera”; Exposição de trabalhos de alunos da Escola Estadual Júlio Maia e oficina de Hip Hop.

Já o segundo dia das celebrações em memória da abolição da escravatura no Brasil, no sábado, dia 13/05, o Casarão da Vila Guilherme recebe uma roda de conversa com temas como a inserção de pessoas com deficiência nos esportes, e a contribuição dos atletas negros para a projeção de esportes que não tinham histórico popular no Brasil.

A Roda de Conversa, que terá a mediação da Coordenadora do Clube Escola Vila Guilherme, Giselda Maximo, também coloca no centro do debate assuntos que buscam objetivos específicos como:

 

- Demonstrar as dificuldades para formação de atletas em comunidades periféricas;

- Apresentar processos de formação de atletas negros em diversos esportes;

- Desmistificar a idéia de que futebol é esporte prioritário para atuação desses atletas;

- Relatar a falta de estrutura para se desenvolver esportes no Brasil e como isso se reflete na comunidade negra;

- Apresentar dados referentes à educação e capacitação para formação de técnicos e treinadores negros no Brasil, nas diversas modalidades esportivas;

- Abordar a dificuldade da popularização e reconhecimento de ídolos negros na sociedade;

Além da Roda de Conversa, a programação ainda conta com o Coral Oficina de Arte e Cultura Maestro Roberto Mendes Barbosa; Oficina de Samba Rock, com o Projeto Negralizando e Oficina de Capoeira (Projeto Semeando).

A realização do evento conta com a parceria da Biblioteca Municipal Álvares de Azevedo; Clube Escola Vila Guilherme – Ginásio Darcy Ribeiro; Oficina de Arte e Cultura Masestro Roberto Mendes Barbosa; Projeto Negralizando e Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão.