População, Secretaria da Pessoa com Deficiência e Prefeitura Regional dialogam por uma cidade melhor

Em visita da Secretária Adjunta, Marinalva Cruz à PR-MG, o tema da acessibilidade esteve na pauta com o que foi realizado até aqui e o que ainda pode ser feito para esta questão de extrema importância

Em uma reunião onde estiveram presentes diversos lideres comunitários da região e representantes de instituições que atuam para o bem estar da população, a Prefeitura Regional da Vila Maria / Vila Guilherme (PR-MG), por meio do Prefeito Regional Dário José Barreto, recebeu nesta quarta-feira, dia 26/04 a visita da Secretária Municipal Adjunta da Pessoa com Deficiência Marinalva Cruz, e o Secretário Executivo da Comissão Permanente de Acessibilidade, João Carlos Silva.


O encontro foi uma oportunidade para apresentar o trabalho já realizado pela PR-MG referente a acessibilidade em pontos públicos, a equipe de obras e projetos também apontou as obras que estão no planejamento de execução, as chamadas rotas prioritárias para acessibilidade.


Foram apresentadas as intervenções realizadas em anos passados nas ruas: Soldado José Vicente de Paula, Alameda 1º Sargento Basílio Nogueira da Costa, no Parque Novo Mundo. Na Vila Maria os trabalhos apresentados foram: Avenida Guilherme Cotching, Avenida José Maria Fernandes e na Avenida Nossa Senhora do Loreto (Vila Medeiros). Os trabalhos realizados foram melhoras no passeio público e rebaixamento de guias com conexão em faixa de pedestres.

Também foram bem detalhadas as obras da Praça Nippon e Praça Oyenno (Jardim Japão), estas, realizadas já nesta nova gestão, ambas foram de grande ganho de segurança ao pedestre e às normas de acessibilidade.

 

ROTAS PRIORITÁRIAS
A equipe de obras composta pelo Coordenador de planejamento de Obras, José Paulo Martins Ruano, pelo Supervisor Tecnico, José Carlos dos Reis e o Supervisor Técnico de Manutenção Eloizio Silva Guimarães apresentaram a todos as rotas que fazem parte do planejamento para obras de acessibilidade, são as vias: Avenida Guilherme Cotching, via de ligação do Canteiro


Central entre Ponte da Vila Maria e Rua Araritaguaba; Praça Engenheiro Hugo Brandi, vias envolvendo UBS e CDC entre Rua Nilton Coelho Andrade e Território CEU Novo Mundo; Avenida João Simão de Castro, via de ligação do Canteiro Central entre Avenida Jardim Japão (Vila Medeiros) e Terminal de Cargas Fernão Dias; Avenida Marechal Argolo Ferrão, via de ligação do Canteiro Central entre Avenida Milton da Rocha (Vila Medeiros) e Jardim Guançã; Avenida Manuel Antônio Gonçalves, via de ligação do Canteiro Central entre a Avenida Conceição e Terminal de Cargas Fernão Dias.


A Secretária Adjunta, Marinalva Cruz ressaltou a importância da Secretaria da Pessoa com Deficiência no trabalho de conduzir, executar e articular as ações governamentais entre os órgãos e entidades da Prefeitura de São Paulo bem como entre os diversos setores da sociedade, visando a promoção da acessibilidade universal e dos direitos das pessoas com deficiência.


Para a Secretária, os principais desafios são a ampliação das obras de acessibilidade na manutenção de passeios públicos, praças, rotas acessíveis, assim como também ampliar a acessibilidade em edificações de pequeno porte, tais como bares, padarias, comércio e serviços locais.

 


A população esteve muito bem representada, e trouxe à reunião demandas e necessidades que a região precisa como por exemplo: bancos na praça Oyenno, melhora nas calçadas em algumas ruas da região, como as das proximidades da UBS Vila Guilherme e UBS Jardim Brasil, dublador de libras em reuniões que envolvem o poder público e mais rapidez no atendimento preferencial à deficientes que utilizam as Unidades Básicas de Saúde.