Praça Oyeno ganha obras de acessibilidade

Intervenção foi um grande ganho para região que ganha mais estrutura neste espaço de passagem e de lazer

Pessoas com deficiência agora possuem um novo local de lazer e descontração em São Paulo. A Praça Oyeno, localizada no bairro do Jardim Japão, Zona Norte da capital, ganhou reformas de acessibilidade no passeio público, facilitando a circulação de pessoas em cadeira de rodas, carrinhos de bebê, mulheres de salto alto e todos os moradores locais. A iniciativa é da Prefeitura Regional da Vila Maria/Vila Guilherme em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).



As obras foram iniciadas após pedidos de moradores no dia 22 de janeiro. Técnicos da SMPED receberam algumas denúncias sobre as condições da Praça, alegando piso escorregadio, trepidante e instável: “Foi importante conversar com o prefeito João Doria e com o prefeito regional da Vila Maria/Vila Guilherme, Dário José Barreto, que visitaram o local, e compreenderam a necessidade da reforma da passarela e os benefícios que trariam a região, como o acesso à Escola Estadual Imperatriz Leopoldina”, comentou o líder comunitário Severino Marques dos Santos, que há 16 anos solicitava intervenções no Parque.

Santos também afirma que, com reforma do passeio público, acabaram as quedas e lesões sérias causadas pelo antigo problema: “Houve casos em que moradores quebraram o braço e tiveram até que fazer cirurgia no joelho por conta dos machucados. Agora o lugar está agradável, famílias têm curtido mais os finais de semana na Praça e claro, conferiu acessibilidade às pessoas que necessitam”, completou Severino.

A Praça ganhou uma nova passarela com especificações que seguem as Normas Técnicas de Acessibilidade (ABNT 9050/2015) com piso plano e nivelado, além de dois tubos de escoamento de água para evitar alagamentos e poças d´gua que atrapalhavam a circulação de pessoas.

O Coordenador de projetos e Obra (CPO) da Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme, José Paulo Martins Ruano, destacou o apoio da comunidade na intervenção da Praça Oyeno: “Buscamos proporcionar mobilidade em um ponto crítico do bairro, que é utilizado como acesso ao polo comercial da região. Por isso, ouvimos as orientações dos moradores e dos comerciantes locais que nos informaram alguns problemas, como acúmulo de água em dias de chuva, a declividade, falha no solo, entre outros. Sem dúvida, foi um grande trabalho coletivo”, explicou Ruano.

Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, agradeceu o apoio da Prefeitura e dos moradores da região: “Mostrar o compromisso do governo Doria e da nossa gestão com a questão da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência é fundamental. Temos que fazer uma sociedade para todos!”, disse Cid.

 

O prefeito regional da Vila Maria/Vila Guilherme, Dário José Barreto, ressalta a importância do trabalho de zeladoria na cidade: “A obra na Praça Oyeno foi um dos grandes ganhos da população, que passa a ser respeitada no espaço público quanto aos aspectos da acessibilidade; desta maneira, o Parque ganhou a possibilidade de acolher e integrar mais os munícipes. Esta é nossa missão, cuidar bem da região”, finaliza Barreto.