Cultura, aprendizado e proteção da infância e adolescência na PR-MG

encontro fortalece rede de proteção voltada a crianças e jovens

O 1º Encontro sobre a questão do trabalho infantil/adolescente teve como sua principal base o compartilhamento cultural e de aprendizado sobre um tema de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade. O Coletivo Cultural VOPO (VOZES POÉTICAS), fundado na EMEF Paulo Carneiro abriu o encontro com apresentação de poesias originárias do Sarau que o grupo promove e aponta diversas reflexões sobre problemas que a juventude enfrenta em uma metrópole como São Paulo. A EMEF Coronel Ary Gomes também participou com o grupo “Meninas Mulheres”, que por meio de uma encenação, levantaram o drama da exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Promotora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Dra. Gisele Alves de Oliveira apresentou a ação que o MPT realiza em combate ao trabalho infantil no âmbito da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho e da Criança e do Adolescente (Coordinfância). Em palestram, a Promotora discorreu sobre as situações que incentivam o trabalho infantil e os mitos que fazem esta prática algo perversamente normal, imputando a menores de idade responsabilidades indevidas.

Também foram ressaltados na palestra da Promotora, os prejuízos físicos, morais e sociais que o trabalho infantil causa, para a erradicação do trabalho infantil, o MPT atua em três eixos: Educação; Profissionalização (aprendizagem); e Políticas Públicas que garantam a rede de proteção necessária para um melhor e sadio desenvolvimento das crianças e jovens.

Para encerrar, a Assistente Social, Luciene Marques Lupatelli apresentou as ações e métodos do Grupo de Trabalho Intersecretarial/Intersetorial que foi formado para discutir estratégias e alternativas para enfrentar o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes da região do Terminal de Cargas (Parque Novo Mundo). O Grupo de trabalho se reúne desde 2017 e já desencadeou várias ações no território.

Veja algumas fotos!