Emissão do cartão de estacionamento para idoso na SUB-MG

Atendimento no local tem início realizado mediante agendamento eletrônico prévio

O SERVIÇO DE ATENDIMENTO NA PRAÇA DA SUBPREFEITURA

 

 

Começou o atendimento para a emissão do Cartão de Estacionamento para Idoso na Prefeitura Regional da Vila Maria/Vila Guilherme. A medida faz parte do trabalho de descentralização do atendimento do DSV para facilitar o acesso à Autorização Especial de Estacionamento.

O atendimento no local será agendado, pois a procura pelos cartões especiais cresceu mais de 300% depois que a CET começou a fiscalizar os estabelecimentos comerciais. O objetivo do agendamento eletrônico é garantir conforto ao cidadão nos postos de atendimento do DSV.

“Com a inauguração de mais um posto de atendimento, o DSV busca facilitar o acesso ao documento, já que após o início da fiscalização, a procura aumentou consideravelmente. O processo de descentralização é importante por ampliar o atendimento à população, sem a necessidade de deslocamento de grandes distâncias”, destaca o diretor do DSV, Edson Caram.

Vale ressaltar que não é necessário solicitar o Cartão de Estacionamento para Idoso presencialmente, pois o DSV também recebe as solicitações via correio e envia o documento para a residência dos solicitantes sem custo (vide mais abaixo).

Além disso, o DSV renovou automaticamente, até 2018, de todos os cartões de estacionamento para idosos vencidos ou a vencer entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017. Esses cartões continuam válidos, sendo assim, não é necessário que o idoso solicite a renovação do cartão ainda esse ano.

O posto da Prefeitura Regional da Vila Maria/Vila Guilherme funcionará na R. General Mendes n° 111, no bairro da Vila Maria, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h (exceto em feriados e dias de ponto facultativo). Agora o DSV passa a contar com cinco postos de atendimento descentralizados em Prefeituras Regionais da cidade, além do posto de atendimento no Departamento de Transportes Públicos (DTP), no qual não é necessário agendamento prévio.

O Cartão de estacionamento do idoso é intransferível e todo procedimento para sua retirada é GRATUITO

Postos de atendimento
É necessário o agendamento eletrônico prévio para o atendimento presencial, exceto para o Departamento de Transportes Públicos DTP.

Agendamento eletrônico

No dia 9 de outubro, o atendimento presencial para emissão do Cartão de Estacionamento para Idoso em todas as unidades do DSV passou a ser agendado eletronicamente. A medida faz parte do processo de modernização do Departamento e tem como objetivo garantir o conforto e agilidade no procedimento de solicitação do documento. A exceção a esta regra é o posto do DTP.

O procedimento para solicitação do Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) não será alterado, portanto especificamente para o cartão DeFis não há necessidade de agendamento.

 

 

Passo a passo para agendar solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso

- Fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), no portal da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) no seguinte link:https://dsvae.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/Home.aspx

- Após cadastro, selecionar a opção “Idoso”;

- Clicar no item “Requerimento de Estacionamento de Idoso” e informar se o requerente tem alguma incapacidade para assinar o formulário;

- O formulário de solicitação do cartão com os dados do requerente é gerado de forma online e automática

- Selecionar a opção “Agendar”, na parte inferior direita do formulário online;

- O idoso deve escolher a data e o horário do atendimento presencial na sede do DSV ou nos outros quatro postos descentralizados para realização do serviço (veja os locais abaixo);

- Após o agendamento é necessário imprimir o formulário e assiná-lo

É importante ressaltar que é preciso levar o formulário de solicitação do cartão impresso e devidamente preenchido, além de cópias simples de RG, CPF e comprovante de residência.

Internet e Correios
O DSV reforça que não é necessário solicitar o cartão presencialmente. O procedimento pode ser realizado pela internet e pelos Correios.

Os requerimentos necessários para a solicitação de cartões de estacionamento para idoso estão disponíveis no portal da SMT e também podem ser enviados por correio para o DSV, por meio da Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970.

Os cartões são enviados em um prazo médio de 15 dias úteis para os Correios, que farão a entrega final dos documentos à casa do solicitante.

Como obter o Cartão de Estacionamento para idoso

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/index.php?p=21225