180 dias de gestão em números

A Prefeitura Regional Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros chega aos 6 meses sob a nova gestão e seu compromisso com a zeladoria urbana continua como prioridade na agenda de ações.

Durante este período, os serviços geraram números que expressam os esforços de trabalho, bem como, apontam as principais demandas e necessidades de nossa região.Conservação de vias públicas, conservação de pavimentos viários, limpeza urbana, trabalhos nas áreas ajardinadas, obras de acessibilidade e a porta sempre aberta aos munícipes, são coisas que marcaram o cotidiano da Regional nesses 180 dias.

Conservação de Vias Públicas

Operação Tapa Buraco
A Operação Tapa Buraco é uma intervenção que faz parte da programação diária de zeladoria urbana. De janeiro a maio foram fechados 3.466 buracos nas vias que abrangem nossos distritos. Na foto, a etapa de Corte, momento em que se prepara o buraco para a aplicação adequada da massa asfáltica.

 

Reforma ou Construção de Passeio: 956 m²

Extensão de intervenções em guias, sarjetas e sarjetões: 856 m

Intervenções em Bocas de Lobo e Poços de Visitas: 428

Reforma de Galerias: 130 m

A reforma de galerias é um trabalho de prevenção, tais obras conferem melhor fluxo das águas pluviais, dando proteção contra enchentes, juntamente com estas demandas, está o trabalho de limpeza de galerias e ramais, nestes seis meses, alcançou a extensão de 6.014 m, assim como a manutenção de limpeza em 3.320 bocas de Lobo e poços de visitas.

Desobstruir os detritos que impedem o fluxo das águas no sistema de drenagem da galeria pluvial é um serviço minucioso, esse lixo, que muitas vezes é o descarte irresponsável nas vias públicas, é responsável por alagamentos.

Os munícipes precisam se conscientizar que a sujeira dispensada na sarjeta, vai para uma boca de lobo, que por sua vez, jogará na galeria, que encaminhará a um córrego. Trata-se de um sistema que depende de todas as suas etapas para o escoamento da água.

Limpeza Urbana

Na limpeza urbana está um dos maiores desafios e trabalho intenso da Prefeitura Regional: o descarte irregular de lixo. Em seis meses foram removidos 1.487 Toneladas de descartes! Isso mesmo, um milhão e meio de kg de lixo removidos das ruas. Já os números da Operação Cata-Bagulho, que remove os descartes seguindo um roteiro semanal ficou em 311.290 kg.

(Legenda: Rua Ananatuba – Abaixo: Rua Crispim Duarte)

Realizamos 107.728 m² de limpeza em margens de córregos e 26.930 m em extensão de córregos limpos. Esta ação retifica o curso da água, evitando erosões que causam desmoronamentos. Receberam estas intervenções os córregos: Maria Paula; Paciência; Ede; Apereíba (Nadir Dias de Fiqueiredo); Violão; Novo Mundo; Biquinha e Augusto Montenegro.

(Legenda: Trabalhos no Córrego Maria Paula)

Trabalhos em Áreas Verdes Ajardinadas

Ação que necessita um acompanhamento técnico, pois os aspectos que envolvem este trabalho precisam respeitar leis ambientais e a segurança dos munícipes.

- Área de Plantio e Limpeza e Corte de Mato: 1.268,85 m²

- Árvores Plantadas: 99

- Árvores Podadas: 2004