Palestra para os servidores retrata a evolução do clima na cidade de São Paulo e aponta medidas importantes para o bom funcionamento do sistema de drenagem da capital

Exposições estão relacionadas ao Plano Preventivo das Chuvas de Verão

Nesta segunda-feira (04), a Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme ofereceu aos seus servidores duas palestras relacionadas ao Plano Preventivo das Chuvas de Verão.

“Evolução do Clima na Região Metropolitana na Cidade de São Paulo – Impactos Ambientais e Sociais“ foi o tema da exposição do professor Augusto José Pereira, da Universidade de São Paulo.

Já a segunda palestra foi ministrada pelo engenheiro Pedro de Castro Algodoal, que atua na Secretaria Municipal de Infra-Estrutura urbana (SIURB). Ele falou sobre “Piscinões e Mitos em Drenagem Urbana”.

Durantes as exposições, foi possível descobrir que, da década de 60 para cá, houve um acréscimo de dois graus na temperatura média de inverno na cidade de São Paulo. Já na década de 80, foi identificada na capital uma verdadeira “ilha de calor”, graças ao crescimento econômico e populacional, que teve como conseqüência a substituição de áreas verdes por novas construções. Segundo o professor Pereira, “só o aumento ad temperatura não seria um problema. No entanto, esse aumento modifica muitas outras variáveis que trazem problemas à vida na cidade grande”. Ainda de acordo com o educador, um desses problemas seria a diminuição da umidade do ar, condição que vivenciamos em agosto e princípio de setembro.

O engenheiro Algodoal deixou claro que não se pode prescindir de medidas estruturais quando o assunto é drenagem urbana. De acordo com ele, é necessário que haja um mapeamento das galerias de cada região e um levantamento de áreas para implantação de reservatórios.

Os funcionários da Subprefeitura presentes no encontro poderão aproveitar as informações transmitidas para a prevenção de alagamentos decorrentes das chuvas do próximo verão. Vale lembrar que limpezas de córregos, galerias, poços de visita e bocas de lobo ocorrem diariamente na região e são fundamentais na prevenção de enchentes.