Finados: um dia que vai além das homenagens

Mais de um milhão de pessoas passaram pelos 22 cemitérios públicos da capital paulista no último feriado de finados

Muitos foram para prestar homenagens a parentes, amigos e também famosos, outros aproveitaram o dia para conhecer um pouco mais da história dos cemitérios, alguns considerados verdadeiros museus a céu aberto.

Um evento do Sampa Bikers marcou a noite de 31 de outubro com o passeio “Pedal Caveira”, que passou dentro dos cemitérios do Araçá e Consolação como uma forma de lembrar os muitos ciclistas que não estão mais entre nós.

Já no dia 2, no mesmo cemitério do Araçá, um dos maiores de SP, no mausoléu da polícia militar, a entidade homenageou os seus guerreiros que faleceram em serviço ou em função dele, o Superintendente Dr. Thiago Dias da Silva esteve presente. Missas também foram celebradas durante toda sexta-feira em 20 dos cemitérios municipais.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) preparou uma operação especial nas imediações das necrópoles de modo a facilitar os acessos e organizar o trânsito de veículos e pedestres em todas as regiões.

Cerca de mil funcionários trabalharam ao longo do ano, na manutenção, limpeza, acessibilidade e coordenação, para receber um número maior de visitantes na principal data do Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP).

Na questão segurança, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) se fez presente em todos os cemitérios da cidade, e implantou a operação finados desde o dia 31/10  até 04/11, contando com efetivo de 486 GCMs e 160 viaturas, entre motos, viaturas veículos e base comunitária móvel.

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Evento "Pedal Caveira", do Sampa Bikers, no Cemitério Consolação/ Guia Popó / Sup. Dr. Thiago Dias/Pres. SB Paulo de Tarso

Durante todo o dia e em todos os cemitérios, o Superintendente Dr. Thiago Dias, o Chefe de Gabinete Dr. Denni Sanches e a Diretora de Cemitérios, Mônica Graciela T. de andrade, vistoriaram o andamento dos trabalhos e necessidades. Outro ponto que marcou o dia foi a presença de vários grupos religiosos em todas as necrópoles, como: Grupo Consolador da Igreja Universal, Testemunha de Jeová, Católicos, Espíritas, Umbandistas e outros. As diferentes crenças levam uma palavra de consolo de diversas formas.

 

 

 

 

 

 

 

A data
Finado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que findou, chegou ao fim. Em cada país a tradição se mantém de formas diferentes.

Instituído pela Igreja Católica no século XI, só no século XIII passou a ser considerada uma data oficial, logo após o dia de Todos os Santos.

Embora cada religião mantenha seus rituais e cerimoniais, a lembrança de cada ente querido em cada cemitério ou crematório da capital se mantém no coração de cada família, amigos, fãs e da sociedade.