Regional Sé realiza zeladoria no Viaduto Júlio de Mesquita

A prefeitura regional Sé realizou, no último sábado (29), uma operação de zeladoria nos baixos do Viaduto Julio de Mesquita, região da Bela Vista. O objetivo foi a remoção de excesso de materiais estocados devido ao risco iminente de incêndio por conta de inúmeras ligações ilegais de rede elétrica e fogueiras, que podiam colocar em risco a vida de pessoas que ocupam o local.

Como em todas as ações de zeladoria, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social foi acionada e, neste caso, esteve no local na sexta-feira (28) anterior à ação, para realizar abordagens aos moradores e oferecer encaminhamento para os centros de acolhida da rede socioassistencial e locais para guardar os pertences, pois os serviços de zeladoria se compõem de limpeza e lavagem do logradouro público.


Assim, após procedimentos necessários para salvaguardar os direitos dos moradores de rua, no sábado, as equipes da Prefeitura Regional Sé, acompanhados da Guarda Civil Metropolitanos, que foram destacados para dar proteção aos agentes públicos e às pessoas que lá estavam, compareceram no local para realização dos trabalhos de zeladoria.


Com a chegada das equipes, algumas pessoas atearam fogo nos materiais, que rapidamente foram consumidos pelo fogo. Um dos ocupantes do local, Ivanildo Aparecido da Silva, ateou fogo em papelões e outros materiais existentes no local, que por se tratarem de itens de fácil combustão o fogo se alastrou rapidamente. Três veículos estacionados próximos ao local foram incendiados. Ivanildo foi levado pela GCM para o 78º DP, detido em flagrante.


O incêndio foi controlado de forma ágil com o apoio de caminhões pipa, que estavam no local para realizar a limpeza do viário, bem como por equipes do Corpo de Bombeiros. Todo o material que estava na área dos baixos do Viaduto foi destruído e precisou ser retirado, o que resultou em 75 toneladas de materiais inservíveis.


Todos os pertences deixados no local e em condições de reutilização foram colocados em sacos de ráfia, lacrados e armazenados no depósito da Prefeitura Regional Sé. No total mais de 30 contra-lacres foram entregues, estando à disposição dos proprietários para retirada.


As ações de zeladoria da regional Sé seguem rigorosamente a legislação vigente, com a comunicação prévia à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e o acompanhamento da Guarda Civil Metropolitana. Toda a programação é disponibilizada no link zeladoria urbana – tratamento à população em situação de rua – programação diária – programação mensal.