Prefeitura Sé realizou mais uma operação de fiscalização no entorno do Mercado Municipal

A operação contou com 106 pessoas, incluindo PMs, GCMs, COVISA, CET e Prefeitura Regional Sé. Foram emitidas 12 multas para ambulantes e 31 apreensões. Um caminhão, carregado de abacaxis, também foi multado em R$ 1.500,00, pois pessoas foram flagradas descarregando o produto e descartando resíduos na calçada.

A Prefeitura Regional Sé realizou nova ação de fiscalização e zeladoria no entorno do Mercado Municipal, na região do Parque Dom Pedro II, na noite da última quarta, dia 03. A primeira abordagem aconteceu no dia 28 de março e os agentes realizaram ações de fiscalização e orientação aos comerciantes, principalmente sobre como regularizar a feira que acontece no Parque Dom Pedro, que ocupa as calçadas e parte do viário.

Além de irregular, o comércio naquela região tem deixado uma quantidade grande de resíduos nas ruas do entorno, cabendo à administração municipal a responsabilidade pelo recolhimento diário de mais de 30 toneladas de lixo e material orgânico (resíduos de feira), capaz de lotar três caminhões basculantes.

A operação contou com efetivo de 106 agentes públicos, incluindo Policiais Militares, Guardas Civis Metropolitanos, agentes da COVISA, da CET e da Prefeitura Regional Sé. “Durante a nossa primeira abordagem, orientamos os feirantes irregulares a procurar a Secretaria do Trabalho para regularizar a feira e para recolher o lixo gerado. Hoje vemos que as irregularidades permanecem, por isso pedimos para que todos desmontassem suas barracas”, explicou o prefeito da Sé, Eduardo Odloak.

Fiscais da Prefeitura Regional Sé emitiram 12 multas aos ambulantes irregulares da feira e foram feitas 31 apreensões de produtos irregulares como cigarro contrabandeado, bebidas e alimentos deixados nas calçadas. Policiais militares fizeram 26 autuações de trânsito, principalmente por estacionamento irregular.

Um caminhão lotado de abacaxis foi multado em R$ 1.500,00 na rua Barão de Duprat devido aos funcionários responsáveis terem depositado resíduos no espaço público de maneira irregular. No momento da fiscalização, descartavam toda a palha que protegia o produto na calçada. “Este material entope o sistema de drenagem, o que causa um transtorno a toda região em dias de chuva”, disse o prefeito da Sé, que completou orientando os trabalhadores para que se reúnam e encontrem um local apropriado para o manuseio dos alimentos.

Agentes da COVISA verificaram as instalações dos estabelecimentos cujos responsáveis participaram do Curso de Boas Práticas e identificaram uma sensível melhoria das condições estruturais e de higiene. Outros 14 estabelecimentos foram vistoriados pela COVISA, que aplicou 5 autos de infração e 5 multas.