Visite a Catedral da Sé

Visitas monitoradas das 09h às 11h30 e, no período da tarde, entre às 13h às 16h30

 A grandiosa obra arquitetônica localizada na praça Sé é considerada a segunda Catedral da cidade. A primeira, construída em 1612, nomeada matriz, precisou ser demolida quase três séculos depois, por conta da passagem do tempo, o que afetou a construção. Em 1912, o Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva reuniu políticos e grandes nomes da cidade de São Paulo para propor a construção de uma nova Catedral.

A igreja de estilo gótico projetada por Maximilian Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica, foi finalizada no dia 25 de janeiro de 1954, quarto centenário de São Paulo. São 111 metros de comprimento, 46 de largura, 65 de altura (até o cume da cúpula) e 100 metros de altura das duas torres na fachada.

Além de destacar o momento de farta disponibilidade de matérias-primas, a obra exalta a cultura nacional e a religiosidade em cada detalhe. Ao entrar na Catedral, logo acima da porta existem três elementos que representavam o crescimento do Brasil, na época: o cacau, trigo e a uva. Animais também podem ser vistos nos vitrais, como tucano, garça, tatu e muitas flores, tudo representado com cor e vivacidade.

Durante a visita, o monitor responsável, Marcelo C. Saraiva, fala sobre a história da Catedral; os elementos, esculturas, obras e símbolos presentes na construção. Um fato curioso é que a Cripta (capela subterrânea) foi inaugurada em 1919, 35 anos antes do restante da igreja. O local abriga 30 câmaras mortuárias, algumas delas ocupadas por importantes arcebispos e personalidades históricas, como o Cacique de Tibiriçá, índio convertido e batizado pelos jesuítas.

Apesar de estar localizada no centro da principal cidade brasileira, a Catedral da Sé ainda é pouco conhecida. Saraiva explica que não há uma medição exata para o tanto de visitas monitoradas, “a média gira em torno de 600 pessoas por mês, geralmente 30 são turistas”, comenta.

As visitas são abertas ao público e acontecem no período da manhã, entre às 09h às 11h30 e, no período da tarde, entre às 13h às 16h30. O custo é de R$ 5. Outras atividades disponíveis são grupos de oração, coral, mil Aves-Maria, horas santas, entre outras. As missas são realizadas todos os dias: segundas e sextas-feiras às 09h, 12h e 17h; terças, quartas e quintas ao meio dia e às 17h; sábados ao meio dia e domingo às 09h, 11h e 17h. Nas sextas-feiras de manhã, as missas são realizadas na cripta, abaixo do altar-mor.

Casamentos e batismos também são realizados na Catedral. Os noivos devem agendar a cerimônia com seis meses de antecedência. No caso do batismo, os pais e padrinhos precisam realizar um Encontro de Preparação antes da data marcada. E o Sacramento da Confissão é ministrado de segunda a sexta-feira, das 09h às 11h e das 14h30 às 16h30. E todo primeiro sábado do mês, das 09h às 11h. Palco de manifestações e símbolo de São Paulo, a Catedral da Sé teve apenas uma restauração durante sua história, quando foi fechada em 1999 até 2002. O atual arcebispo é Dom Odilo Pedro Scherer.

Catedral Metropolitana de São Paulo
Local: Praça da Sé, s/nº
Contato: 3107-6832
www.catedraldase.org.br