Avenida Paulista recebe “A Terra vista do céu”

Exposição de fotografo francês chega à primeira vez em São Paulo

Com cerca de 130 fotografias, a mostra “A terra vista do céu” propõe uma refelexão sobre os problemas ambientais do planeta depois da Eco 92. As fotografias já passaram por mais de cem países. No Brasil, elas percorreram Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e agora chega pela primeira vez na capital paulista. As imagens ficam expostas 24 horas por dia, distribuídas em painéis com iluminação (para as visitas noturnas).

No vão livre do MASP está instalado também um “mapa mundi” de 200 m², onde as pessoas podem interagir com a obra caminhando e identificando os locais de registro das fotografias. O artista francês Yann Arthus-Betrand, que é fotografo, jornalista e também piloto de balão, iniciou um trabalho que proporcionou a descoberta de novos territórios. Foi nesse momento que Yann passou a se dedicar as fotografias aéreas.

A partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a "Eco 92", ocorrido no Brasil há 21 anos, o artista decidiu iniciar o projeto fotográfico da mostra. Através de um ângulo diferente, realizado do alto de balões e helicópteros, registrou as belezas da natureza e os impactos do homem na natureza, na busca pela conscientização sobre problemas ambientais no planeta.

"A Terra vista do céu" oferece também visitas guiadas para estudantes e público em geral, agendadas por email (educativo@bonfilm.com.br), ou no centro de visitantes, localizado numa tenda próxima à exposição, onde também será exibido o filme “Home - Nosso planeta, nossa casa”, realizado pelo artista.

A exposição é gratuita e conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de São Paulo. As imagens ficam expostas até o dia 15 de dezembro.