Gabinete de Segurança apreende 51 mil produtos piratas e ilegais em Galeria na região Central da Cidade

Especializado na venda de Bonés de marcas famosas, falsificados, o prédio e as lojas ainda podem sofrer outras sanções criminais e administrativas, inclusive interdição.

 A operação iniciada na manhã desta terça-feira (09/10), na “Galeria 334” (localizada na Rua Barão de Duprat, 334), com vistas ao combate à pirataria e comercio de produtos ilegais na cidade de São Paulo e coordenada pelo Gabinete de Segurança, apreendeu 51.730 produtos piratas e ilegais, predominando bonés e carteiras, em oito lojas e três depósitos vistoriados por agentes da Guarda Civil Metropolitana e do Comitê de Combate a Pirataria do GGI-M. Na ação, 26 pessoas responsáveis pelos estabelecimentos foram qualificadas, das quais duas eram estrangeiras, e poderão responder por violação de direitos autorais, pirataria, crimes contra o consumidor, administrativos, sonegação fiscal, entre outros.
O prédio e as lojas ainda podem sofrer outras sanções administrativas, inclusive interdição, se forem confirmadas as irregularidades pelos agentes da Subprefeitura Sé e do Controle Urbano que devem realizar vistorias, com o término desta primeira etapa de fiscalização.
A Policia Civil, por meio do DEIC- Departamento de Investigação do Crime Organizado - registrou a ocorrência e presidira inquérito correspondente.
A Guarda Civil Metropolitana, por meio da Inspetoria de Operações Especiais, está atuando sob orientação do Gabinete de Segurança realizando as ações de inteligência, preservação do local, apreensões e transporte das mercadorias, escolta dos caminhões, sempre articulada com demais organismos do Gabinete, em função das respectivas competências, como Polícia Civil, Polícia Federal, Subprefeitura Sé, entidades do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça, entre outros.
O relatório dos resultados será encaminhado aos órgãos competentes que integram o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, assim como ao Ministério Público do Estado de São Paulo.


Balanço

Foram apreendidos na cidade de São Paulo, entre dezembro de 2010 e agosto de 2012, mais de 70 milhões de produtos ilegais, sendo 50 milhões em estabelecimentos comerciais, avaliados em dois bilhões de reais, resultado de 42 operações integradas com organismos federais, estaduais e municipais. Em operações conjuntas das Subprefeituras, GCM e Operação Delegada foram apreendidos nas ruas mais 20 milhões de produtos ilegais
Mais de 600 estrangeiros foram detidos por estarem sem documentação regular, destes, 150 foram notificados pela Polícia Federal a deixar o país.