Realidade urbana é tema das duas novas exposições da Passagem Literária

Durante os meses de julho e agosto, o espaço abriga desenhos da mais famosa avenida da cidade e história em quadrinhos inspirada em crônicas urbanas de São Paulo e Buenos Aires

As novas exposições que acontecem gratuitamente na Passagem Literária da Consolação nos meses de julho e de agosto têm como foco principal a cidade de São Paulo e a arte urbana. Carla Caffé, arquiteta e amante da avenida Paulista, inaugura a exposição A(e)rea Paulista. Já os integrantes do estúdio SOPA trazem a X-Sampa: uma viagem musico-visual, que mescla história em quadrinhos, música e site specif – ideia de arte ligada ao ambiente e planejada com um espaço determinado.

A(e)rea Paulista, que já foi exibida no Complexo Cultural Funarte São Paulo, engloba um conjunto de desenhos feitos por Carla para o livro que foi lançado em homenagem à Avenida Paulista, em 2009, pela Cosac Naify. Ao todo são 20 cartazes que formam verdadeiras sanfonas ao longo da Passagem, permitindo aos visitantes diversas percepções e leituras de ruas que compõem a região da Paulista. Não são apenas desenhos e imagens; os cartazes mostram um estudo geofísico da aérea, sem, no entanto, perder a poesia. Carla desloca a cartografia e as técnicas de mapeamento para uma ideia de memória urbana, salientando a importância de se estabelecer um vínculo afetivo com a cidade. Além das ruas do entorno da avenida, os desenhos também contemplam outras ruas dos bairros paulistanos do Paraíso, Liberdade, Bela Vista, Higienópolis, Consolação e Centro. No dia 4 de agosto, sábado, às 16 horas, a artista ministrará uma oficina na Passagem.

A X-Sampa, por sua vez, foi desenvolvida pelo estúdio SOPA Grafix, formado pelos paulistanos Yuri Garfunkel, desenhista e flautista, e Bruno Mestinger, designer e baixista. Os quadros feitos com nanquim, tinta acrílica, serigrafia e papel reciclado artesanal compõem uma narrativa sobre dois pólos culturais do Sul da América Latina: São Paulo e Buenos Aires. A X-Sampa se fixa como uma verdadeira viagem sensorial entre essas duas capitais, através da trajetória de um personagem que percorre os principais pontos turísticos dessas cidades. As 14 HQs gigantes são acompanhadas por recortes de músicas regionais selecionadas pelos dois artistas.

 

 

Serviço:

Exposições A(e)rea Paulista e X-Sampa: uma viagem musico-visual
Data:  até 27 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas e sábados e feriados, das 10 às 20 horas.
Local: Passagem Literária da Consolação - rua da Consolação, esquina com a avenida Paulista (metrô Consolação)
Grátis