Cine Olido exibe filmes do cineasta indiano Satyaijit Ray

A mostra, com ingressos a R$1, traz os principais filmes do cineasta

Em 1992, morria um dos cineastas indianos mais reverenciados da história: Satyaijit Ray. Para homenageá-lo, o Cine Olido promove a mostra 20 anos sem Satyajit Ray, em cartaz até domingo (17).

Considerado um dos grandes diretores do século 20, Ray nasceu em uma família bengali radicada em Calcutá, localizada ao leste da índia, e influente no mundo das letras e artes. Começou como assistente de direção do cineasta francês Jean Renoir, no longa-metragem O Rio Sagrado, filmado na Índia em 1949. Após esta experiência, foi a trabalho para Londres, e nos três meses que permaneceu na capital inglesa assistiu a 99 filmes, dentre eles, o neorrealista italiano Ladrões de Bicicleta (1948), de Vittorio de Sica, uma das influências decisivas para a sua carreira no cinema.

A mostra exibirá a primeira produção dirigida por Ray, A Canção da Estrada (1955). Considerado sua obra-prima, o longa abre a Trilogia de Apu, um menino que pertence a uma família pobre. A mãe trabalha duro para o sustento dos filhos enquanto o pai, um poeta e sacerdote, arruma um novo emprego para ajudar na renda, e na chegada do pequeno protagonista.

A filmografia de Satyajit Ray inclui 37 obras, entre documentários, longas e curtas metragens, e o mesmo número em prêmios. O último, recebido 15 dias antes de sua morte, foi um Oscar Honorário em homenagem a carreira.

A programação completa da mostra 20 anos sem Satyajit Rayestá disponível no site da Galeria Olido.

 

Serviço:

20 anos sem Satyajit Rayestá
Data: até domingo (17)
Horário: das 15 horas às 17h30
Local: Cine Olido
Endereço: avenida São João, 473 – República
Preço: R$1