Operação de Limpeza na Parada do Orgulho LGBT recolhe mais de 117 toneladas de lixo

Deste total, 11 toneladas eram de materiais recicláveis

Mais de 117 toneladas de lixo foram recolhidas na 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT, que aconteceu no último domingo (10). A Subprefeitura Sé e a Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), coordenaram os serviços de limpeza e fiscalização durante o evento, com o apoio da Guarda Civil Metropolitana. Estes trabalhos também foram realizados na 12ª Feira do Orgulho LGBT, relizada na quinta-feira (7).


Foram apreendidos 22 mil produtos ilegais, incluindo 3.500 garrafas de vinho suspeitas de adulteração. Houve também a apreensão de 15 veículos e um estacionamento foi lacrado por vender bebida alcoólica. No evento LGBT, 31 pessoas foram detidas por comercializar produtos ilegais. Foram qualificadas e serão multadas. Duas ocorrências de roubo levadas às delegacias de polícia e três pessoas em situação de risco encaminhadas a unidades municipais de saúde.

A GCM apenas registrou dois incidentes nas ações de apreensão por resistência das pessoas que estavam comercializando produtos ilegais. A GCM atuou na Parada LGBT com 600 homens e 174 viaturas entre veículos, bases comunitárias móveis, motos, bicicletas, além do ônibus, a nova base de apoio, viatura de grande porte em grandes eventos.

Do total de pessoas que trabalharam no evento, mil funcionários atuaram na limpeza, além das 1.300 lixeiras espalhadas pelo local e os 167 veículos que garantiram o início da limpeza imediatamente após o evento. Foram recolhidas 106 toneladas de detritos provenientes da varrição, além de mais de 11 toneladas da coleta seletiva.