Subprefeitura Sé realiza palestra sobre desratização no Pólo Cultural da 3ª Idade

Cerca de 40 idosos participaram da palestra sobre desratização, ministrada pelo médico veterinário higienista Dr. Ângelo F. Boggio, realizada ontem, 26, na sede do Pólo Cultural da 3ª idade, no Cambuci.

A palestra faz parte do programa da Subprefeitura Sé para conscientização da população sobre a desratização.

No encontro, Dr. Boggio explicou as medidas preventivas que devem ser tomadas pelos cidadãos para evitar o aparecimento dos ratos nas residências. De acordo com o higienista, é fundamental a divulgação desse trabalho para o público idoso, pois a influência deles nos hábitos da casa é grande.

Os roedores aparecem geralmente em três situações: quando alimentos não são bem protegidos, quando o lixo é deixado descoberto e quando pilhas de entulho são jogadas em áreas abertas.

Medidas higiênicas comuns foram debatidas, além da orientação quanto à utilização de equipamentos e raticidas para o controle e desratização nos ambientes domiciliares. Os participantes fizeram perguntas e contaram a situação do bairro onde moram.

O problema não é só de saúde pública, mas também de segurança operacional. Muitos incêndios são causados pelo rompimento de cabos condutores de energia elétrica corroídos por ratos. Os idosos viram materiais como uma placa de cobre de uma subestação elétrica e um cabo condutor de energia, roídos por esses animais, que foram utilizados para ilustrar o encontro.

Ao final, panfletos informativos e pacotes de raticidas foram entregues aos participantes.

A Subprefeitura Sé pretende fazer as palestras também em escolas. A idéia é de que, com mais esclarecimento, as pessoas se tornarão agentes multiplicadores dessa informação em sua rua e vizinhança. Desta forma, o combate aos ratos torna-se gradativo, começa na rua, se expande pelo bairro e em pouco tempo a cidade inteira manterá hábitos mais higiênicos, que são benéficos à saúde em geral e preventivos contra o aparecimento desse tipo de praga.