Prefeitura Regional Sé realiza fiscalização no entorno do Mercado Municipal

Ação tem como objetivo combater a feira irregular e o descarte de lixo em locais impróprios

 Na noite da última quarta-feira, 11, a Prefeitura Regional Sé realizou uma ação de fiscalização nas ruas envolta do Mercado Municipal de São Paulo, região central da Capital. Acompanhados pelo Prefeito Regional da Sé, Eduardo Odloak, os agentes lacraram 166 sacos com apreensões e multaram três caminhões, no valor de R$ 15.520,00 cada, de acordo com a lei 13.478/02.


O objetivo da operação é combater a feira ilegal que ocorre de madrugada e o descarte irregular de lixo. A feira gera aproximadamente 35 toneladas de lixos que são limpos diariamente pela Prefeitura. Ao todo, a regional Sé mobilizou para a operação 45 agentes da Regional Sé, além de três caminhões e um guincho. A fiscalização teve apoio de 45 policiais militares e 15 agentes da Guardas Civis Metropolitana.


Para Odloak, esse tipo de operação é importante para manter a organização do espaço. “A área do Mercado Municipal é frequentado por milhares de pessoas todos os dias e é preciso que os comerciantes que vendem produtos nesse local tenham consciência do transtorno que causam à cidade ao descartar lixo de forma irregular. Os detritos entopem o sistema de drenagem e acabam por prejudicar a todos que trabalham formalmente nas região.”


As ações são frequentes e na última grande operação, foram apreendidas 20 toneladas de materiais, um caminhão foi guinchado e multado por descarte de material em via pública. Desde 2017, a Prefeitura Regional Sé emitiu 29 multas por descarte irregular de mais de 50kg, de R$ 15.520,00 em toda a área sob sua administração.