Bom Retiro recebe primeira edição do Bairro Lindo de 2018

Evento de zeladoria contou com apoio da comunidade local e realizou melhorias em vias do bairro.

 A Prefeitura Regional Sé, em parceria à CDL Bom Retiro, ao Rotary, ao CONSEG e a comerciantes e moradores, realizou no sábado dia 17, a primeira ação do Bairro Lindo do ano. Ao todo, já foram realizadas seis edições do programa desde sua criação, em 2017.

Para o Bom Retiro, a regional Sé preparou ações de zeladoria em entre as ruas José Paulino, Prates e Ribeiro de Lima. Foram feitos reparos no passeio, pintura de guias, corte de grama e voluntários realizaram a limpeza do Parque da Luz. O monumento “Bem Vindo ao Bom Retiro”, localizado na entrada do bairro, teve a base pintada e o letreiro será revitalizado. Todos os materiais utilizados e a mão de obra são provenientes da comunidade.

Durante a semana que antecedeu o evento foram feitas ações de limpeza de bocas de lobo, algumas podas de árvores e a remoção de resíduos descartados nas vias irregularmente.

Já a comunidade coreana, com presença forte no bairro, preparou uma celebração e que para comemorar os 55 anos da imigração Coreana no país, com a instalação da pedra fundamental para a obra de revitalização do canteiro da rua Ribeiro de Lima.

Segundo o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, ações como essa são de extrema importância. “A Prefeitura realiza diariamente a zeladoria na região, entretanto, a participação da comunidade mostra a importância de cuidar do espaço, aumentando assim, a sensação de pertencimento”.

Esta edição do programa contou ainda com a participação de quatro pessoas que foram flagradas fazendo pichações. De acordo com a Lei 16.612/2017, que institui o programa Anti-Pichação, os infratores podem trocar a multa que pode ser de R$ 5 mil ou R$ 10 mil, pelo Termo de Compromisso de Reparação de Paisagem Urbana.

 

Programa Bairro Lindo
No Bairro Lindo, a intenção é que não seja uma ação realizada apenas pelo poder público, mas que também seja abraçada pela comunidade local. Pela Prefeitura Regional Sé, já foram feitas ações parecidas nos distritos da Liberdade, República, Cambuci e Bela Vista.