“Esporte na rua” leva atividades recreativas para o Largo Coração de Jesus

A prefeitura regional Sé, por meio da supervisão de esportes, realizou, nos dias 26 e 27, o programa Esporte na Rua, uma série de atividades de lazer e recreação, no largo Sagrado Coração de Jesus, na região da antiga cracolândia. As atividades tiveram inicio logo pela manhã e chamaram a atenção de crianças e jovens, moradores da região. A iniciativa foi possível, graças a uma parceria com o Colégio Liceu Coração de Jesus, que tem alunos com idades entre 14 e 15 anos, como voluntários nas ações de recreação. “Esta é uma forma de atrair os jovens da área para mostrar o outro lado da vida com bons exemplos pela música, pela cultura, pelo esporte e pela arte”, afirma o padre Douglas Verdi, diretor do colégio.


Os educadores e voluntários passaram a tarde com as crianças da região, brincando de atividades como: vôlei, futsal, basquete, tênis de mesa, tênis de quadra, taco de rua, badminton, artesanato e pintura.


As atividades acontecerão sempre das 08 às 13h, nos dias 3 e 17 de setembro; 1, 8 e 22 de outubro e 3 de dezembro, com diversas atividades para quem quiser participar. “Ações como essas são o regate da autoestima das pessoas que moravam numa área cercadas pelo crime e por dependentes químicos, que inviabilizavam qualquer forma de lazer na região”, lembra Eduardo Odloak, prefeito regional da Sé.


Fiscalização e limpeza


Para dar início à mudança de cenário da região, não bastava apenas realizar a ação policial, que prendeu diversos criminosos que atuavam na região. Foi preciso também agir em estabelecimentos que funcionavam de forma irregular, por isso a regional Sé realizou, entre 21 de maio e 23 de agosto, ações de fiscalização e fechou 33 locais. Nesse mesmo período, a regional Sé também fez – desde a retirada do fluxo da Alameda Dino Bueno com a Rua Helvétia - a limpeza da área e removeu mais de 293 toneladas de detritos.