Conheça o Programa Adote uma Praça

 

Imagem é uma ilustração toda verde e que mostra uma árvore e um banco de praça dentro de uma circunferência com os dizeres "adote uma praça"

A Prefeitura de São Paulo inovou ao apresentar o “Adote Uma Praça”, programa que foi implantado no dia 24 de fevereiro de 2017 com o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na capital e desburocratizar os processos de adoção. 

Nos novos termos estão descriminados serviços de zeladoria de canteiros centrais, área livre municipal entre ruas e praças públicas, que receberão manutenção e conservação da área, limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e o paisagismo completo.

Adoção facilitada

Agora com o novo sistema lançado pela Prefeitura de São Paulo, por meio das Subprefeituras, essa adoção ficou ainda mais fácil e rápida. O processo que levava, no mínimo, 120 dias para ser realizado e era executado por meio de papéis, agora será concluido no tempo médio de 10 dias de forma totalmente online.

O programa requer que iniciativas privadas, seja pessoa física ou jurídica, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Essa parceria permite ao adotante instalar no local uma placa com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

Basta o munícipe apresentar um projeto à Prefeitura, que será analisado e aprovado pela administração regional e, em seguida, o Termo de Cooperação é firmado via sistema. Em algumas regiões da cidade, estão disponíveis projetos modelo já prontos, que podem ser consultados por meio do portal. A Subprefeitura local ficará encarregada de acompanhar e fiscalizar as ações e vigência do acordo.

Para maiores informações de como adotar uma praça ou canteiro, acesse o site adocaopracas.prefeitura.sp.gov.br/pracas/home.html e faça já sua solicitação.

História

Atualmente, há cerca de 850 praças já adotadas, desde 2017, ano de lançamento do programa. Outras 4.500 praças e canteiros distribuídos pelas 32 Subprefeituras estão disponíveis para adoção.

Confira a íntegra do Decreto nº57.583, de 23 de janeiro de 2017, que institui o Programa Adote uma Praça.