Bom Retiro ganha o primeiro Centro de Esportes Radicais

Centro de Esportes Radicais conta com circuitos e pistas para skate, Bike BMX , patins inline, patinete e Parkour em 38 mil m² de área em plena Marginal Tietê

Foi aberto ao público na manhã deste sábado (26), o primeiro Centro de Esportes Radicais da cidade de São Paulo, localizado na região do Bom Retiro. Voltado para a prática de skate, bike BMX, patins inline, patinete e Parkour, com circuitos e pistas para todas as modalidades, o equipamento público ocupa uma área de 38 mil m² e é um dos maiores do setor na América Latina.

Com investimentos de R$ 13,4 milhões, o Centro de Esportes Radicais conta ainda com ciclovias, pista de caminhada, área para shows e playground, em local de fácil acesso, na Marginal Tietê, se tornando mais um espaço de lazer e diversão para os paulistanos, assim como o Clube Esportivo Tietê, reaberto como área pública em 2014.

"Essa era uma área da cidade que estava completamente esquecida e combina com o Clube Tietê como um conjunto de equipamentos esportivos na margem do Tietê, que será muito utilizada pela juventude de São Paulo, do centro e da periferia. O povo virá para cá, porque tudo o que tem de melhor em termos de desenho e formato dos circuitos está nesse local", disse o prefeito Fernando Haddad, que visitou o local na manhã do último sábado dia 26.

"Não conheço outro circuito de Parkour, e desse tamanho, impossível. Isso valoriza o esporte e mais do que isso, faz com que outras pessoas se interessem e tentem", afirmou o jovem Júlio Cesar Pellegrini, 23 anos, morador do Campo Belo.

Todo o planejamento das pistas contou com apoio e envolvimento de atletas profissionais, que pensaram nos circuitos e até ajudaram na construção. As obras foram iniciadas no fim de julho do ano passado. O acesso ao público é gratuito, e os circuitos do Centro de Esportes Radicais atendem desde atletas experientes aos jovens iniciantes.

Além disso, monitores serão contratados para dar aulas para as crianças e até adultos que querem iniciar em alguma das modalidades. "Já abrimos o chamamento público para a constratação de monitores específicos de cada modalidade para ensinar a garotada, de forma gratuita", afirmou o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene.

No Centro de Esportes Radicais, a pista foi planejada para atender pessoas de qualquer idade e também de diferentes tipos físicos, onde é possível circular não somente colado ao chão, mas saltando um ou outro obstáculo, em três níveis: iniciante (com 100 metros lineares, para praticantes que nunca andaram em um Pumptrack), no qual se conhece os movimentos e embalos do equipamento, intermediário (com 130 metros lineares, voltada para praticantes que já dominaram os movimentos de embalo e curvas do nível iniciante) e avançado (com 220 metros lineares, para atletas que já dominaram os movimentos de embalo e curvas do nível intermediário). Em todo esse circuito é obrigatório o uso de capacetes, e orienta-se o uso dos outros equipamentos de segurança, como joelheira, cotoveleira e proteção de punho.

Com uma área de 650 m², o circuito de Parkour do Centro de Esportes Radicais contará com uma série de obstáculos horizontais e verticais de diferentes níveis, para que o praticante os transponha utilizando apenas o corpo, com técnicas de corrida, salto, equilíbrio e escalada.

O centro ainda apresenta uma pista de skate com 480 m², chamada “Mini-Ramp”, que é um equipamento em formato de “U”, voltado para pratica da modalidade Vertical. O espaço pode ainda ser utilizado pelas modalidades de skate, BMX e Inline, com foco para crianças de até 12 anos.

O local ainda conta com 134 luminárias LED, garantindo maior luminosidade e mais economia de energia elétrica, ampliando a sustentabilidade do equipamento.