Parceria entre Subprefeitura Sé e Porto Seguro atende demandas em Campos Elíseos

A Associação Campos Elíseos + Gentil visa melhoria na estrutura de limpeza e manutenção do bairro

 O Instituto Porto Seguro criou, em parceria com a Subprefeitura Sé, um projeto que tem como objetivo melhorar o bem-estar das pessoas que moram, trabalham, frequentam ou visitam o bairro de Campos Elíseos, localizado no distrito de Santa Cecília. Trata-se da Associação Campos Elíseos + Gentil, que busca conscientizar, inspirar e mobilizar as pessoas que circulam pelo bairro para a realização de ações que contribuam com questões relacionadas à manutenção, conservação e limpeza da região. A Associação atua na facilitação junto à subprefeitura, realizando o encaminhamento dos problemas encontrados, assim como o acompanhamento da sua resolução.


A iniciativa parte do pressuposto de que zelar pela região em que se vive é um exercício de cidadania. Tais atitudes, como a associação afirma, podem transformar a região em um bairro mais gentil. A preocupação primordial da causa é melhorar a estrutura do local para torná-lo mais limpo, funcional e, consequentemente, mais seguro.


“A Associação Campos Elíseos + Gentil foi criada para promover ações de conservação dos espaços públicos e o bem-estar das pessoas que moram, trabalham ou frequentam o bairro. Com a proposta de ouvir a todos, a Associação oferece um espaço aberto para a comunidade, onde são tratadas as solicitações de limpeza e manutenção e se faz o acompanhamento das ocorrências recebidas junto aos órgãos públicos responsáveis”, explica Mirian Mesquita, diretora do Instituto Porto Seguro Socioambiental.


A Associação também conta com um serviço direcionado aos funcionários voluntários e moradores do bairro interessados em participar do processo de transformação do local. O processo acontece da seguinte forma: os voluntários se responsabilizam por observar cerca de 500 metros de uma única rua durante uma hora por semana. Por meio do preenchimento de um formulário, cada um deles indica os pontos de melhoria necessários para os itens limpeza (que engloba lixo nas calçadas, bueiros entupidos, montante de papelão nas esquinas, entre outros) e manutenção (como poda de árvores, calçada quebrada ou esburacada, fios soltos na rede elétrica e semáforos queimados).


O trabalho da Associação resultou em 2.058 protocolos de melhorias da região, com 83% de solicitações atendidas no ano de 2015. Dentre elas, mais de 70% eram voltadas à limpeza, sendo o recolhimento de entulho (379 solicitações) e objetos abandonados nas calçadas (493 solicitações) os campeões em número de pedidos.