Subprefeitura Sé cria carta de políticas públicas propostas para idosos

O evento de divulgação do documento contou com cerca de 80 pessoas, entre munícipes e representantes de órgãos participantes

 Na última terça-feira, dia 15 de dezembro, ocorreu na Subprefeitura Sé a cerimônia de apresentação da Carta do Idoso. O documento assume com a população o compromisso de reforçar as ações dirigidas ao incremento da melhoria da qualidade de vida da pessoa acima de 60 anos no centro paulistano. O texto foi construído a partir das sugestões de munícipes idosos da região e comporta uma série de medidas que nortearão as políticas públicas do território central da cidade.


Entre as propostas do documento, estão a criação de uma feira de artesanato para a pessoa idosa, a ampliação de programas de moradia como bolsa-aluguel e locação social, a melhoria da mobilidade urbana para aqueles com mobilidade reduzida e a criação de uma cartilha informativa sobre as possibilidades de geração de renda alternativa.


As declarações estabelecidas na carta são resultado do Seminário Intersetorial “Políticas Públicas para a Pessoa Idosa no Centro de SP”, que aconteceu na UNIP Vergueiro entre os dias 26 e 27 de outubro. A série de palestras e atividades foi organizada a partir de uma parceria entra a subprefeitura e diversas representações das políticas setoriais da região.


Durante o evento de apresentação da Carta, representantes dos órgãos participantes e o chefe de gabinete da subprefeitura Sé Gilmar Tadeu reiteraram a necessidade do diálogo e cuidado especial com o bem-estar do idoso, destacando aqueles carentes de recursos e que vivem sozinhos. Após a cerimônia, foi oferecido um coffee break para cerca de 80 pessoas que estiveram presentes no local.


O conteúdo da carta teve repercussão bastante positiva entre os participantes do ato. A Dona Olga, coordenadora do Garmic, Grupo de Articulação para Moradia do Idoso na Capital, aprovou as medidas propostas e reforçou que é importante que outras áreas da cidade também lutem pela conscientização do bem-estar das pessoas mais velhas. “A ação da Subprefeitura Sé foi um marco e deve ser propagada para todas as outras subprefeituras”, afirmou. Durante o evento, a subprefeitura também foi elogiada pela implementação do Centro Dia para idosos, no bairro Bom Retiro, considerado pelos presentes como um marco de sucesso do ano de 2015.


Segundo levantamento realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), os bairros da região central e do Centro Expandido, nos próximos dez anos, serão as regiões que concentrarão o maior número de moradores acima de 60 anos na cidade, com uma média de 40 idosos para cada 10 jovens.