1º ciclo da Ação Integrada percorre oito distritos da Subprefeitura Sé

Com participação de milhares de pessoas, a iniciativa levou informação aos cidadãos e democratizou os serviços municipais por toda região central

O primeiro ciclo da série de Ações Integradas promovidas pela Subprefeitura Sé chegou ao fim na última sexta-feira, dia 2/10, com diversos atendimentos realizados na praça da República. Milhares de pessoas foram beneficiadas pelos oito eventos realizados em praças e locais representativos de cada um dos distritos que compõem a área administrada pela Sub-Sé. Diversos serviços de saúde, educação e orientação foram oferecidos para a população nos eventos de encerramento de cada Ação Integrada.

Os oito distritos da região, Bela Vista, Bom Retiro, Liberdade, Santa Cecília, Cambuci, Consolação, Sé e República foram percorridos e a população foi mobilizada para participar das Audiências Públicas. O subprefeito Alcides Amazonas esteve sempre presente ao lado de sua equipe, ouvindo, anotando e respondendo as questões e considerações apresentadas pelos cerca de 1500 munícipes que participaram das oito consultas públicas. “Esta é uma rica oportunidade de diálogo entre o poder público e a comunidade. Debates amplos como estes nos ajudam a afinar melhor as necessidades da população e a atuação da prefeitura. Por isso, fizemos esta série de diálogos francos e abertos e estamos tornando isso uma condição permanente na condução de todas as políticas públicas aplicadas por este governo”, reafirmou Amazonas ao falar sobre a importância do diálogo em um governo aberto, transparente e democrático.

Depois das audiências, as equipes da subprefeitura Sé, demais secretarias e empresas prestadoras de serviços, se debruçaram no levantamento das demandas apontadas pelos moradores durante as audiências e juntaram com os pedidos registrados através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e da Praça de Atendimento da Subprefeitura. Este trabalho foi essencial para a elaboração de uma programação de serviços que atendesse de forma concentrada as principais necessidades de cada distrito.

Esse trabalho realizado de forma concentrada ampliou o alcance e a eficiência de serviços como: limpeza, manutenção de vias, desobstrução do sistema de drenagem, poda e remoção de árvores, bem como, a conservação de áreas verdes. Com isso a população também pode conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela subprefeitura.

Outro ponto importante da Ação Integrada foi o envolvimento de outras secretarias no processo. Como muitas das reivindicações locais são conduzidas por outras pastas, a parceria intersecretarial é fundamental para que os trabalhos sejam desenvolvidos de forma integrada e abrangente. Por isso as Secretarias do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Serviços (SES), Segurança Urbana (SMSU), Saúde (SMS) entre outras sempre estiveram presentes nas audiências e deram suporte na organização dos eventos.

Além disso, muitas associações locais, lideranças e organizações não governamentais foram mobilizadas e contribuíram com a subprefeitura em cada ação. Segundo uma estimativa dos envolvidos na organização da Ação Integrada, com base no número de atendimentos e consultas dos diversos serviços oferecidos, aproximadamente vinte mil pessoas passaram pelas ações nos oito distritos atendidos nessa primeira fase de operação.