“Sala de visitas” da Sub Sé, Praça de Atendimento tem 218 demandas por dia

Com atendimento rápido e eficiente, local recebeu mais de 52 mil pedidos em 2013

Aproximar o cidadão da administração municipal é uma das metas das praças de atendimento, presentes em todas as 32 subprefeituras da cidade de São Paulo. Com a Subprefeitura Sé não é diferente. Visando romper com a antiga “visão burocrática”, que só dificultava a vida dos cidadãos, a Praça de Atendimento – que funciona no número 53 da Rua Álvares Penteado – oferece um serviço rápido, seguro e eficiente, com funcionários sempre atentos para responder às necessidades e demandas que chegam diariamente.

O serviço fica disponível aos cidadãos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e conta com nove atendentes, que recebem por volta de 218 demandas por dia. De acordo com o Relatório de Atendimentos de 2013, os serviços mais procurados no local são o cálculo do IPTU e o cadastro do CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários). Em 2013, 52.483 pedidos foram atendidos na Praça de Atendimento da Subprefeitura Sé.

A atendente Marisa Alves da Silva, 47 anos, trabalha com atendimento há 10 anos e afirmou que nunca teve nenhum problema significativo para atender as demandas dos munícipes. O atendente Luciano de Mello, 50 anos, por sua vez, disse que já recebeu algumas demandas curiosas, como uma reclamação sobre o cano da casa de uma munícipe ter estourado ou um buraco dentro da casa de outro cidadão. Demandas como estas não têm relação com a administração pública municipal, mas quando estão relacionadas a algum outro órgão, os atendentes informam o local certo para a resolução do problema.

Mesmo com uma grande quantidade de demandas, os atendentes realizam o seu trabalho o mais rápido possível, para não prender o cidadão por muito tempo. “É a segunda vez que eu venho até a Praça de Atendimento da Subprefeitura. Nas duas vezes fui muito bem atendida, e esperei no máximo 15 minutos”, disse a estudante Caroline Giavera, 20 anos. Já o motoboy Alaze Gabriel, 24 anos, afirmou que o atendimento realizado é muito eficiente. “Como eu faço vários serviços para a minha empresa, que fica perto daqui, não posso demorar muito tempo. Vim entregar um documento e fui atendido bem rápido”, informou.

A Praça de Atendimento é apenas um dos canais que a Prefeitura de São Paulo mantém para receber demandas, reclamações ou dúvidas dos cidadãos. Outros dois que estão diariamente disponíveis são o telefone 156 e o SAC, disponível no endereço http://sac.prefeitura.sp.gov.br/.

Por Talita Cambler
Foto: Eduardo Ogata