Inaugurado o primeiro módulo da Praça das Artes

As Escolas de Dança e de Música, o edifício do antigo Conservatório Dramático e Musical, totalmente restaurado, e um estacionamento para 200 veículos formam essa primeira parte

 Projetada pelo arquiteto Marcos Cartum, a Praça das Artes, além do mérito de dar novas condições de estudo e de trabalho para músicos e bailarinos, irá oferecer uma programação para a população, como audições na sala do Conservatório e exposições, e, ainda, restaurante e jardim interligado aos edifícios. Será possível ao público e aos alunos, realizar consultas aos arquivos e acervos do Conservatório e do Theatro Municipal, compostos de partituras, discos, documentos e livros.

Com um orçamento inicial de aproximadamente R$ 136 milhões, o conjunto planejado para transformar a chamada quadra 27 em um pólo irradiador de cultura no centro da cidade, localiza-se no quarteirão atrás do Theatro Municipal de São Paulo, formado pelas ruas Conselheiro Crispiniano, Formosa, avenida São João e praça Ramos de Azevedo.

Desde a década de 1980, a Empresa Municipal de Urbanização realiza estudos sobre a quadra 27. O principal objetivo desses trabalhos era promover a transformação da região central a partir de intervenções em pontos estratégicos.

O segundo módulo da Praça das Artes, que deverá ser concluído no prazo de um ano, é composto pelo edifício dos Corpos Artísticos do Theatro Municipal, que abrigará a sede das orquestras Sinfônica Municipal e Experimental de Repertório, do Balé da Cidade de São Paulo, dos corais Lírico e Paulistano e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, uma praça interna, um jardim e um bar externo.