Montagem de “Macbeth” inédita no Theatro Municipal

A partir de 23 de novembro, o Theatro Municipal recebe a estreia mundial da ópera de Verdi, com direção cênica de Robert Wilson

 A relação entre o Theatro Municipal e as tragédias de William Shakespeare existe desde a sua inauguração, em 1911. Naquele mês de setembro, a casa abria suas portas com a montagem da ópera Hamlet, de Ambroise Thomas.

Assim como Hamlet, outras peças do autor inglês ganharam versão operística, entre elas, a aguardada estreia deste mês: Macbeth, de Giuseppe Verdi, que chega a São Paulo em versão inédita pelas mãos do encenador Robert Wilson. A partir do dia 23, o público assiste ao espetáculo realizado em parceria com o Teatro Comunale di Bologna, com cenários, concepção de luz e direção cênica assinados por Wilson. A Orquestra Sinfônica Municipal será regida pelo diretor artístico do Theatro e seu regente-titular, Abel Rocha.

A ópera Macbeth foi criada por Verdi com base na peça homônima de Shakespeare e tem libreto escrito por Francesco Maria Piave. A estreia aconteceu em Florença, na Itália, em 1847. Ambientada no Reino da Escócia, a história aborda a ambição pelo poder de Lady Macbeth, que é capaz de convencer o marido, general Macbeth, a executar o Rei para assumir seu lugar. Atormentado por uma crise de consciência e culpa, o casal enlouquece à medida que é visitado por fantasmas de amigos e opositores que foram assassinados para que seu plano pudesse ser realizado.

 

Serviço:

 Macbeth
Onde: Theatro Municipal de São Paulo
Data: 23, 25, 27 e 29 de novembro
Horário: Às 20 horas. Dia 25, às 17 horas.
Entrada: R$ 40 a R$ 100