Centro Velho ganha lâmpadas de vapor metálico

Em toda a cidade de São Paulo, mais de 125 mil pontos de iluminação foram modernizados

 Desde 2011, a Secretaria Municipal de Serviços, por intermédio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), tem intensificado a reformulação das unidades de iluminação em a cidade de São Paulo, um dos maiores parques de iluminação pública do mundo. Até o mês de outubro, foram modernizadas 125.203 unidades, além de adicionadas outras 14.824 luminárias, nestes números está inclusa toda a região do Centro Velho, delineada pelos largos de São Bento, São Francisco e a praça da Sé, que ganhou lâmpadas de vapor metálico. Merece também destaque a iluminação com lâmpadas LED da rua São Bento e a instalação de 10.440 luminárias em 20 túneis e passagens subterrâneas da cidade.

 

Os trabalhos, iniciados no final de dezembro de 2011, fazem parte de um programa de investimentos que a Prefeitura vem promovendo para a reformulação de 260 mil pontos de iluminação, além do acréscimo de outras 16 mil unidades. A princípio, o Ilume deu prioridade para a renovação de pontos mais antigos e com maior incidência de solicitações para reparos. Todas as 31 subprefeituras já foram atendidas.

 

 

Cadastramento da rede

O projeto de reformulação e ampliação da rede de iluminação da capital foi precedido por um complexo trabalho de cadastramento de toda a rede de iluminação da cidade, que se encontra em fase final de execução pelo Ilume. Tal medida já permite um diagnóstico das necessidades do sistema, bem como sua melhoria e expansão. Esta ferramenta provê uma queda significativa nos tempos de análise de viabilidade para a implantação de novos pontos de iluminação e ainda permite um controle mais efetivo do parque luminotécnico da cidade.