Centro Esportivo e Cultural Brasil-Japão é ampliado

Implantação das novas unidades possibilita a prática de esportes como o beisebol, softbol, gatebol e o sumô.

O prefeito Gilberto Kassab vistoriou na manhã do último sábado (26), as obras de reforma do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi e de implantação das novas unidades no Centro Esportivo e Cultural Brasil-Japão. Localizado no Bom Retiro, no Centro, a área possibilita a prática de esportes como o beisebol, softbol, gatebol e o sumô.

 

A reforma teve início em 2008, ano do centenário do início da imigração japonesa ao Brasil. “Estivemos aqui no início da gestão. As instalações estavam bastante deterioradas”, observou Kassab. As intervenções já realizadas conferem melhores condições aos atletas e espectadores. Cerca de R$ 10 milhões serão investidos nas obras.

 

“O Centro Esportivo e Cultural Brasil-Japão é um equipamento fundamental para que a gente possa recuperar a qualidade das modalidades que são oferecidas aqui. Além das reformas, ele está sendo ampliado. E nós esperamos realmente que, até o final da gestão, tenhamos avançado bastante nesse projeto”, destacou o prefeito.

 

Todas as práticas esportivas existentes no Centro foram remodeladas. Dentre as instalações que sofreram intervenções estão o sistema de iluminação, toda a parte hidráulica, de vestiários e gradil, além da reestruturação da capacidade de assentos para o público, passando de três mil lugares para aproximadamente 10 mil.

 

Há o plano de construir mais um campo de beisebol e novos espaços poliesportivos. “Mesmo sem o término das obras, hoje o Centro possui uma estrutura em que se pode caminhar e ficar com a família”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Valter Rocha.

 

Segundo o diretor do Centro, Olívio Sawasato, a procura pelo espaço aumentou com a reformulação. “Durante a semana, temos a escolinha de beisebol, com duas aulas semanais e freqüência de 80 alunos”, destacou o dirigente, revelando a intenção de promover o Projeto Clube Escola para as modalidades da entidade.

 

História

 

O Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, no Bom Retiro, na região central da capital, foi inaugurado em 21 de junho de 1958, durante as comemorações do cinqüentenário da imigração japonesa no Brasil. O local é um tradicional reduto de realização de eventos esportivos ligados à cultura oriental.

 

Administrado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, é o único espaço público no Brasil a oferecer aulas e promover competições de beisebol, softbol, gatebol e sumô.

Serviço
Estádio de Beisebol  - Implantação do Centro Esportivo Cultural Brasil-Japão
Local: Avenida Presidente Castelo Branco, 5.446 - Bom Retiro - Centro


Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação