Subprefeitura recebe visita de estudantes da EMEF Padre Gregório Westrupp

No encontro foram discutidos problemas da região de Sapopemba

Alunos do 9º ano e professores da escola EMEF Padre Gregório Westrupp visitaram a Subprefeitura Sapopemba nesta semana. A conversa com o subprefeito foi entorno do trabalho que é realizado na região pela administração pública. Deste 2005, a escola desenvolve o projeto 'Nosso olhar sobre nossa comunidade', que permite aos alunos identificarem problemas do bairro Conj. Hab. Teotônio Vilela, com o intuito de indicar soluções no território.

Uma pesquisa feita pelos alunos com a população do bairro, apontou que existe poucas áreas de lazer, alta vulnerabilidade social, acarretando em gravidez na adolescência e tráfico de drogas.

Os jovens foram a campo, tiraram fotos, fizeram relatórios, entrevistaram pessoas entre 10 a 60 anos. E a tabulação desses dados serviu para informar e conscientizar a comunidade escolar visando a apropriação individual e coletiva do espaço e seus problemas.

O trabalho também está sendo articulado com a ONG São Patrício, associação de moradores da região que mantém projetos educativos e sociais e com importante participação no processo de urbanização do bairro, com a participação da Dona Fátima (Presidenta da ONG e Conselheira participativa da Subprefeitura de Sapopemba).

No mês de setembro, foram convidados dois parlamentares com histórico de intervenção na comunidade, para participarem de um debate com os alunos dos 9ºs anos, do Grêmio Estudantil Livre e da Imprensa Jovem. Neste encontro foi entregue uma Carta Aberta contendo relatos destas experiências do TCA dos estudantes (Trabalho de Colaborativo Autoral) e um conjunto de reivindicações.

Para o encerramento do projeto em 2015 estão previstas uma atividade com o Secretário Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, visita a Câmara Municipal de São Paulo e a produção de um vídeo para ser exibido no CEU Rosa da China em novembro.

Veja as fotos dos encontros:

 

 

Assessoria de Imprensa - SPSB