Casa de Mediação e Reinauguração da base da GCM em São Miguel

Casa de Mediação na Subprefeitura São Miguel e posto da GCM na Praça do Morumbizinho foram entregues nesta sexta

A base da Guarda Civil Metropolitana que fica localizada na Praça Fortunato da Silveira (Morumbizinho) foi reinaugurada na manhã de sexta, 24. Este posto era muito solicitado por munícipes, pois é uma praça de grande movimento, que reúne famílias aos finais de semana, e durante a semana mais de 20 mil estudantes.

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, o objetivo da Sala de Mediação é estreitar a relação entre os cidadãos e os serviços públicos, dando maior acessibilidade e visibilidade ao programa, já que as subprefeituras são um espaço público de grande movimentação. Os serviços prestados pelas Casas de Mediação são totalmente gratuitos e não necessitam da presença de um advogado. As finalidades da mediação extrajudicial são contribuir para o crescimento da convivência comunitária e também auxiliar na diminuição dos números de encaminhamentos às delegacias, prontos-socorros, tribunais e outros serviços públicos.

Antecedendo a reabertura do posto, o Subprefeito de São Miguel reuniu em seu gabinete para um café da manhã autoridades da GCM, PM, Polícia Civil e ACSP - São Miguel. O evento de inauguração aconteceu em frente a base, com a presença do Coral da GCM e do Coral do Colégio Planeta Kids, este composto por crianças.

O Subprefeito junto com o Secretário de Segurança Urbana, e outras autoridades, falaram da importância do retorno da base para a segurança da região.
Em seguida também foi inaugurada a primeira  Casa de Mediação  em São Miguel, dentro da Praça de Atendimento da Subprefeitura. Um dos programas de maior sucesso desenvolvidos pela Guarda Civil Metropolitana.
 

Alguns exemplos de conflitos mediados pela GCM:

Desentendimento entre familiares;

Desentendimento entre vizinhos;

Desentendimento relacionado ao desrespeito ao idoso;

Desentendimento relacionado à criança e ao adolescente;

Desentendimento referente à perturbação de sossego;

Desentendimento em ambiente escolar;

Desentendimento referente a questões trabalhistas;

Desentendimento das relações de consumo;

Desentendimento referente à regularização de terras e loteamentos;

Desentendimento relacionado à falta de cuidados com animais;

Desentendimentos referentes à intolerância.